O técnico catarinense Tiago Splitter, ex jogador da NBA e da Seleção Brasileira, conquistou o Campeonato Francês na última terça-feira (24). Além disso, ele também já levantou a taça da Copa da França, em abril, no seu primeiro ano como treinador com a equipe do Paris Basketball. Na próxima temporada, o brasileiro volta à NBA para compor a comissão técnic do Portland Trail Blazers.
Continua depois da publicidade
A equipe da capital francesa encerrou a temporada com a melhor campanha do campeonato, com 23 vitória e apenas sete derrotas.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Tiago já havia acumulado experiências como assistente técnico no Brooklyn Nets e no Houston Rockets, antes mesmo de comandar o Paris Basketball. Atualmente, ele também exerce a função de assistente na Seleção Brasileira masculina, dirigida por Aleksandar Petrovic.
Continua depois da publicidade
Como foi a vitória do técnico Tiago Splitter na Liga Francesa
Durante os playoffs, o time eliminou o Dijon nas quartas de final, passou pelo Bourg-en-Bresse na semi e superou o Mônaco na final. Na série decisiva, os parisienses abriram 2 a 0, mas o adversário empatou em 2 a 2.
No jogo cinco e decisivo, a equipe comandada por Tiago triunfou por 99 a 93 e venceu o Mônaco por 3 a 2 na série melhor de cinco. Na partida o ala-armador norte-americano T.J. Shorts, cestinha da partida com 27 pontos, brilhou para garantir o título ao Paris.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão