O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de severidade “Perigo” válido até às 10h de sexta-feira (10). O aviso abrange diversas regiões dos estados do Tocantins, Pará, Mato Grosso e Goiás.
Continua depois da publicidade
De acordo com o INMET, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h. Esses fenômenos meteorológicos aumentam o risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Áreas afetadas
As áreas abrangidas pelo aviso são: Ocidental do Tocantins, Sudeste Paraense, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Nordeste Mato-grossense, Oriental do Tocantins, Baixo Amazonas e Noroeste Goiano.
O alerta inclui mais de 150 municípios, entre eles Palmas (TO), Marabá (PA), Alta Floresta (MT), São Félix do Xingu (PA), Araguaína (TO), Sinop (MT), entre outros.
A população das áreas afetadas deve redobrar a atenção e seguir as recomendações de segurança. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também é aconselhável evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes.
Continua depois da publicidade
Há riscos de alagamento em SC
Um alerta da Defesa Civil informou que a chuva persistente deve ocorrer até sexta-feira (10) em ao menos cinco regiões de Santa Catarina. Cidades podem registrar alagamentos por conta da condição climática.
Nesta quinta-feira (09), o tempo segue instável entre o norte e nordeste do estado, com muita nebulosidade e chuvas persistentes, especialmente no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Há risco baixo a moderado para alagamentos e enxurradas pontuais.
Nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, o sol aparece entre nuvens, mas pode chover fraco. As temperaturas pela manhã ficam entre 5°C e 16°C, e à tarde variam de 10°C a 15°C nas regiões mais frias.
Na sexta-feira (10), o padrão se mantém, com umidade vinda do mar provocando chuvas fracas e rápidas nas mesmas regiões. O risco para alagamentos continua baixo a moderado. Pela manhã, as temperaturas ficam entre 6°C e 17°C, e à tarde sobem mais no Oeste, chegando a 29°C. No Litoral Sul, os termômetros marcam até 24°C, e nas áreas serranas, entre 12°C e 16°C.
Continua depois da publicidade

Veja recomendações do INMET em caso de chuva
Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Saiba a diferença entre enchente, inundação e enxurrada
*sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Quais cidades de SC devem sofrer com chuva persistente e risco de alagamentos






