Entre um dos momentos mais marcantes dos jogos olímpicos, está a Cerimônia de abertura. Em 2024, o cômite olímpico de Paris então optou por deixar o momento ainda mais memorável: pela primeira vez na história, o evento não será em um estádio. A Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris tem um local inédito, o Rio Sena, o qual atravessa a capital francesa.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris

Outra novidade é a forma com que os atletas desembarcam no evento. Ou melhor, como embarcam, já que as deleçações precisarão percorrer o Rio Sena de barco. O trajeto inclui ainda monumentos históricos de Paris, como a Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre e o Museu d’Orsay, entre outros.

Continua depois da publicidade

Entenda o que já sabemos sobre a Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris

Como é o Rio Sena, local inédito para a abertura olímpica

O Rio Sena é um dos cartões-postais mais tradicionais de Paris. Em francês, La Seine, é um rio que passa pela cidade vindo do Norte da Franca e chegando até o Oceano Atlântico. Com 776 quilômetros de extensão, é de propriedade dos parisienses desde 1864.

Embora tenha uma importância para cidade, o rio foi completamente poluído, impedindo até que qualquer pessoa pudesse tomar banho nele. A proibição de banho no Rio Sena, inclusive, foi feita em 1923, há mais de 100 anos. Então, como os atletas estarão na cerimônia e em contato com a água?

Continua depois da publicidade

A resposta é o esforço do comitê organizador e da prefeitura de Paris na despoluição do Rio Sena. Até o momento, não há a informação oficial de que a água esteja própria para banho e para o evento.

Qual o trajeto da cerimônia de abertura em Paris?

A Cerimônia para dar o início aos jogos de Paris será no Rio Sena, de leste a oeste, com 6 quilômetros de trajeto. A ponte de Austerlitz, ao lado do Jardim das Plantas, é o ponto de partida. A delegações passam por locais de provas, como a Place de la Concorde, a Esplanade des Invalides, o Grand Palais, e por fim a ponte de Iéna, onde o desfile chega ao fim no Trocadéro, para o final da cerimônia.

Os barcos dos atletas passam ainda pela Catedral de Notre-Dame, Museu do Louvre, Pont des Arts, Pont Neuf e Pont Alexandre III. Câmeras dentro dos barcos e também ao redor do Rio Sena servem para mostrar as emoções e a experiência inédita dos 10.500 atletas durante as transmissões ao vivo da Cerimônia de abertura de Paris 2024.

Continua depois da publicidade

Ingressos e data da Cerimônia de abertura de Paris 2024

As Olimpíadas 2024 serão realizadas em Paris, na França, de 26 de julho a 11 de agosto. A Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris é em 26 de julho, primeiro dia dos jogos.

Os ingressos da Cerimônia de abertura das Olimpíadas 2024 também são diferentes. Na verdade,

Quanto custa a viagem do Brasil para Paris durante as Olimpíadas?

Uma viagem para a Europa saindo Brasil requer planejamento, já que exige documentação e também recursos financeiros. Se você ainda pensa em ir, assim de última hora, saiba que pode ter que desembolsar, aproximadamente, R$ 16 mil – ou melhor, cerca de 3.000 mil euros.

Os dados são de levamentamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo, o qual leva em consideração uma média de tipos de gastos, além de incluir os itens básicos e com mais custo-benefício. O voo, por exemplo, foi cotado por 1 mil euros e o ingresso foi o atletismo, de 170 euros.

Continua depois da publicidade

Leia também

Entenda as regras do breaking, novo esporte nas Olimpíadas de Paris

Destaques do NSC Total