Um cervo exótico foi flagrado correndo de cachorros em uma região de Ibirama, no Alto Vale, na manhã desta quinta-feira (7). A moradora que presenciou a cena gravou um vídeo (assista abaixo) e, emocionada, ficou surpresa com a aparição: “Era a coisa mais linda”, diz durante a filmagem.

Continua depois da publicidade

Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí

Maria Gonçalves, de 60 anos, estava em casa, no bairro Areado, tomando um café logo depois das 9h quando escutou os cachorros latirem incansavelmente. Ao sair do imóvel para averiguar o que estava acontecendo, veio a surpresa: um grande cervo, com pintas e chifres, corria dos cães em meio às águas de uma cachoeira.

— Eu fiz um escândalo, fiquei emocionada, é muito lindo — conta a moradora.

ATUALIZAÇÃO: Morre cervo exótico que mobilizou força-tarefa para salvá-lo em SC

Continua depois da publicidade

Maria ficou tão impressionada que nem lembrou de pegar o celular. Foi o neto de 19 anos que sugeriu que a avó fizesse o registro. Ela mora no local, ao lado de uma extensa área de mata e de uma cachoeira, há 15 anos. Desde então, diz já ter visto bugio, tatu, capivara e outros animais silvestres, mas nunca algo parecido com o cervo.

Veja fotos do resgate do cervo

Espécie indiana

O biólogo Francisco Carneiro confirmou se tratar do cervo indiano, da espécie Axis axis. É a mesma flagrada em uma rua em Jaraguá do Sul no ano passado. Porém, apesar de bonitos, o “visitantes” são considerados invasores e podem gerar impactos negativos na fauna.

A hipótese de especialistas é de que a espécie exótica tenha sido introduzida no Brasil em fazendas de caça, para que caçadores pagassem para matar o animal. O primeiro registro oficial dele no Estado foi feito em 2019 em São José do Cedros, no Oeste catarinense.

Continua depois da publicidade

O animal é herbívoro. Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), ter ou criar o cervo da espécie Axis em Santa Catarina configura crime ambiental.

Assista ao vídeo

O que fazer ao ver um cervo

Ao encontrar um cervo ou animal silvestre, a orientação é entrar em contato com os bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental (190).

Leia mais

Cervo nativo da Índia é flagrado correndo pelas ruas de Jaraguá do Sul; veja vídeo

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total