Conhecido como “Cometa do Século” por astrônomos, o cometa C/2023 A3 foi registrado no céu de Goiânia (GO). A foto foi feita por Pedro Augusto de Jesus Castro durante o amanhecer, no mirante do Paço Municipal. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O astro foi registrado aproximadamente às 5h de sexta-feira (27). Pedro Augusto e outros membros do clube de astronomia Plêiades do Sul ficaram à espera do cometa das 3h30min à 6h.

Pedro Augusto explicou que ele recebeu o nome de “Cometa do Século” porque a previsão é que tenha um brilho “muito bom, razoavelmente suficiente para ser visto a olho nu”. Em Goiás, a expectativa é que seja possível ver o cometa ao amanhecer até o dia 6 de outubro, pouco antes do nascer do sol, disse o astrônomo Ary Martins, diretor da Plêiades do Sul.

Embora o brilho mais forte provavelmente não seja visto em Goiás, Ary explicou que é possível ver o cometa sem equipamentos profissionais.

Continua depois da publicidade

— A magnitude visual permite que ele seja observado com instrumentos pequenos, como binóculos pequenos. Com esses equipamentos mais modestos eles podem ser vistos de todo o Brasil, especialmente aqui do Centro-oeste — explicou.

De acordo com Ary Martins, o cometa C/2023 A3 foi descoberto no ano passado. O astrônomo disse ainda que os dias de maior brilho do cometa serão de 1 a 8 de outubro.

Leia mais

SpaceX e Nasa lançam missão para resgatar astronautas “presos” no espaço

Anvisa prorroga proibição sobre uso de produtos à base de fenol

Destaques do NSC Total