A chef catarinense Elisa Moraz venceu o episódio Doces sem lactose, da 11ª temporada do reality gastronômico “Que Seja Doce”, exibido pelo canal GNT. Moradora da zonal rural de Joinville e natural de Porto União (SC), Elisa se destacou com uma receita criativa e com ingredientes regionais.
Continua depois da publicidade
Durante a disputa, a cozinheira surpreendeu os jurados ao preparar um doce de leite sem lactose, feito à base de castanha de caju, caramelo de açúcar, fava de baunilha, sal e óleo de coco. A receita recebeu elogios de todos os avaliadores, sabor, textura e criatividade foram pontos altos do prato.
Gastronomia afetiva e regional
A chefe é conhecida por um estilo de cozinha com flores comestíveis e ingredientes locais. Em seu perfil nas redes sociais “Elisa Cozinha”, ela compartilha sua rotina em eventos, as aulas que ministra e os cardápios personalizados que desenvolve.
Mãe de dois, sua trajetória na culinária começou como um reencontro pessoal após a maternidade. Desde então, ela transformou a cozinha como profissão e espaço de expressão.
Chefe surpreendeu jurados
Emoção em cada mordida
Durante o programa, Elisa emocionou os jurados ao preparar um rocambole com geleia de grumixama — fruta nativa da Mata Atlântica em risco de extinção, e um bolo suíço de cenoura com amêndoas, ambos livres de glúten e lactose. As receitas receberam elogios pela abordagem inclusiva e a criatividade no uso de ingredientes regionais.
Continua depois da publicidade
Para a chef, a gastronomia vai além do prato.
— Que todos se sintam parte da refeição — afirma Elisa.
Leia a reportagem completa em CBN Total.




