Um navio de cargas com milhares de vacas grávidas está à deriva na Turquia por quase dois meses. O Spiridon II teve a entrada negada no porto de Bandirma, na Turquia. Lá dentro do navio, cerca de 2.900 cabeças de gado seguem em condições insalubres.

Continua depois da publicidade

Os moradores do local relatam um cenário apavorante, com forte odor, enxame de moscas, animais morrendo e outros dando à luz. Tudo isso em meio a fezes e sujeira acumulada.

Segundo o jornal The Sun, o navio cargueiro saiu de Montevidéu, no Uruguai, no dia 20 de setembro, e desembarcaria na Turquia, no dia 22 de outubro. O navio, que tem a bandeira do Togo, não recebeu autorização para descarregar o gado.

Vacas e bezerros já teriam morrido no navio

O motivo para esse impasse seriam inconsistências encontradas nas etiquetas auriculares dos animais e dos registros. Com o veto, o navio foi obrigado a ficar parado em alto mar. A Fundação do Bem-Estar Animal, que tem sede na Alemanha, estima que 58 vacas já morreram.

Continua depois da publicidade

Conforme a organização eram novilhas prenhes. Cerca de 140 filhotes nasceram durante a travessia do Uruguai até à Turquia. Há sinais de que parte destes bezerros também tenham morrido.

Ao The Sun, testemunhas contaram que é possível observar sacos no convés com carcaças de vacas, com vazamento de fluidos corporais e membros destes animais à mostra.

Navio Spiridon II no mar da Turquia com 2900 vacas
Navio deve retornar ao Uruguai em viagem que vai durar 32 dias (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

Navio deve voltar ao Uruguai

Com a pressão ambiental, autoridades turcas autorizaram que o navio atracasse para que fosse reabastecido com água e e comida. No entanto, o país determinou que o navio volte ao Uruguai, em uma viagem que deve durar mais 32 dias.

Continua depois da publicidade

 “Após a longa viagem do Uruguai para a Turquia, os animais já estavam debilitados. Cada novo atraso significa sofrimento imenso”, afirmou a veterinária Dra. Maria Boada Saña, da Fundação de Bem-Estar Animal, ao The Sun.

Você pode se interessar também em ver país vizinho acelera conexão ao Brasil com superestrada e 50 pontes: 21 dias viram 48h e que moedas de 1 centavo viram vales em dobro em promoção de rede de supermercados.