O esqueleto do megaestádio de mais de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 550 milhões) foi concluído em San Salvador, capital de El Salvador. As obras do Estádio Nacional são conduzidas pela China, parceira do país da América Latina.
Continua depois da publicidade
Veja fotos atualizadas das obras do megaestádio na América Latina
Nas últimas semanas, a construção avançou de forma significativa. De acordo com a China State Construction Engineering Corporation (CSCEC), empresa de construção estatal chinesa, as arquibancadas, feitas em um sistema de estrutura de aço, foram içadas e alinhadas.
Para garantir a precisão, a construtora utilizou o BIM, uma metodologia colaborativa que usa tecnologias digitais, para criar modelos 3D de alta precisão e implementou um método que combina a montagem de grandes unidades no solo, a instalação em grandes altitudes e o descarregamento sincronizado.
Agora, a prioridade de construção passará a ser o interior do recinto.
Por que a China está construindo o estádio
O complexo é resultado direto dos acordos bilaterais estabelecidos entre El Salvador e a China, após a retomada de suas relações diplomáticas, em 2018. O projeto também busca melhorar acessos, serviços e planejamento da região metropolitana da capital San Salvador, impactando diretamente no turismo e nos investimentos no local.
Continua depois da publicidade
O projeto abrange aproximadamente 57,5 mil metros quadrados e inclui um moderno estádio com capacidade para 50 mil pessoas.
A conclusão das obras está prevista para 2027. Quando estiver pronto, o megaestádio espera receber não apenas partidas de futebol, mas também shows, competições regionais e eventos internacionais de grande porte, se tornando um novo polo de atrações no país e na América Central.
















