As obras de triplicação da SC-401, em Florianópolis, vão sofrer alteração no horário de interdição de uma pista por sentido a partir desta quinta-feira (11). De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), a interdição diária passará a ocorrer das 22h às 5h. A alteração vale até o dia 19 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Antes, o bloqueio começava às 23h, mas o período precisou ser ampliado para assegurar o ritmo de execução dos serviços após uma sequência de dias chuvosos que afetou o cronograma.
Para que servem as interdições na SC-401
Durante o fechamento, equipes atuam em frentes que exigem redução do fluxo para garantir segurança operacional, como movimentação de solo, concreto, drenagem e implantação de novos dispositivos viários. O tráfego seguirá em meia pista em cada sentido.
A SIE orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar pelo trecho em obras e reforça que as intervenções têm como objetivo ampliar a capacidade da SC-401 e melhorar a fluidez no principal corredor de acesso ao Norte da Ilha.
50% das obras foram concluídas
Cerca de nove meses após o início das obras de ampliação da SC-401, o governo do Estado anunciou que 50% do trabalho está concluído. Segundo o governo estadual, a expectativa é liberar, até o dia 19 de dezembro, a terceira faixa na região do Morro das Madeireiras e também na reta do Centro Administrativo. Além disso, devem ser concluídos mais trechos de terceiras faixas e as ruas marginais que já estão em uso.
Continua depois da publicidade
Ainda como maneira de aliviar o trânsito da região, a administração estadual e a Prefeitura de Florianópolis decidiram antecipar a proibição de veículos pesados na SC-401 durante os meses de Alta Temporada de Verão.
A restrição passa a valer a partir do dia 15 de dezembro e segue até 22 de fevereiro de 2026, apenas para as pistas no sentido Centro — Bairro. A determinação visa minimizar o impacto do grande volume de tráfego durante a temporada de verão.
“Os veículos pesados, além de naturalmente reduzirem a velocidade da via, representam o maior percentual de ocorrências relativas à quebra ou problemas mecânicos que acabam por interromper o fluxo, e prejudicar ainda mais a mobilidade”, justifica o governo de SC.
A medida vale para veículos pesados com PBT acima de 23 toneladas, exceto ônibus e micro-ônibus, englobando o ponto mais crítico da rodovia SC-401, no Morro do Monte Verde, iniciando no Km 19,1 e finalizando no Km 16,8. O horários de trânsito restrito são das 9h às 13h, e das 16h às 20h.
Continua depois da publicidade
O que mudará com o projeto
O projeto inclui a construção de três faixas por sentido, vias marginais com pista dupla nos dois lados da rodovia, cerca de 6,2 quilômetros de ciclovia e novas calçadas.
Também estão previstas três passarelas para pedestres, além da revitalização de cinco interseções, com implantação de viadutos e rotatórias para melhorar o acesso aos bairros próximos. A entrega total está prevista para setembro de 2026, fechando 18 meses.
