nsc
    santa

    Alerta

    Chuva constante em Blumenau preocupa Defesa Civil; volume já passa do esperado para o mês

    Equipes monitoram áreas de risco e atendem chamados da população

    20/01/2021 - 12h56 - Atualizada em: 20/01/2021 - 16h10

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Brenda
    Por Brenda Bittencourt
    Chuva em Blumenau nesta quarta-feira
    Chuva em Blumenau nesta quarta-feira
    (Foto: )

    A chuva que não para em Blumenau nesses últimos dias preocupa a Defesa Civil do município, principalmente pela possibilidade de deslizamentos e alagamentos pontuais. De domingo até o final da manhã desta quarta-feira (20), cerca de 20 ocorrências foram atendidas pela instituição. Até o momento, a precipitação acumulada no mês é de 203 milímetros, já acima da média esperada para janeiro — 183 milímetros. 

    > Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

    Conforme o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina, as equipes circulam pelas áreas de risco já conhecidas na cidade para verificar a situação. Dos mais de 20 chamados, 16 foram deslizamentos e cinco quedas de árvores. Nenhum causou grandes estragos em terrenos ou residências.

    — Foram mais quedas de barreiras em vias públicas, que já estão sendo retiradas pelas equipes da prefeitura. A tendência é que esse número vá aumentando, porque a previsão é de mais chuva e o solo já está saturado — alerta Menestrina. 

    > Tragédia em Presidente Getúlio completa um mês; prejuízos passam de R$ 60 milhões

    De acordo com o Alerta Blu, o fenômeno deve continuar neste ritmo até sexta-feira (22). Depois, o tempo nublado oscilará com aberturas de sol e pancadas de chuva. Menestrina complementa que na próxima semana deve haver uma trégua, o que retira a preocupação com o nível do Rio Itajaí-Açu, que por enquanto não exige atenção.

    O problema está nos deslizamentos. Apesar do risco ser considerado "médio", a combinação de solo encharcado e a previsão de chuva mais intensa entre o final da tarde desta quarta-feira e a próxima madrugada pode causar estragos. O secretário pede atenção redobrada, principalmente em pontos com histórico de escorregamentos. 

    Durante a tarde desta quarta, novas ocorrências foram surgindo. Uma árvore de grande porte caiu sobre dois veículos que estavam no estacionamento do Hospital Santo Antônio. Os bombeiros militares informaram que ninguém se feriu. 

    No Anel Viário Norte, na região do bairro Ponta Aguda, uma queda de barreira interrompe o acesso. A Guarda Municipal foi ao local para coordenar o trânsito. 

    Queda de barreira e alagamento no Anel Viário Norte
    Queda de barreira e alagamento no Anel Viário Norte
    (Foto: )

    A Vila Itoupava, que já registrou alagamentos neste mês, é a região que acumula o maior volume de precipitação: 295 milímetros. 

    Cuidados necessários

    Menestrina destaca alguns cuidados que devem ser adotados pelos moradores para minimizar os impactos da chuva insistente: 

    - Verificar se o sistema de drenagem do terreno está em pleno funcionamento. - Limpar calhas e bocas de lobo entupidas. - Ficar atento à situação das encostas (para quem mora próximo a elas) e de árvores perto das casas. - Pessoas que construíram residências em locais de risco sem a autorização municipal devem acionar a Defesa Civil para análise do terreno. - Chamar a instituição pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 em caso tenha algum problema. 

    Ocorrências atendidas

    Até o momento, o caso mais grave foi registrado na Rua Hermann Kratz, no bairro Velha Grande, onde houve queda de barreira em uma pista, já retirada. Somente nesta quarta-feira foram 11 ocorrências, sendo oito deslizamentos.

    O bairro mais afetado foi o Velha Central, nas ruas Hermann Kratz, Herman Barthel, Frederico Gielow, Emil Wehmuth, Dona Zulma, Anna Catharina Lens, José Reuter, Evaldo Eskelsen e José Pawlack. Os bairros Itoupavazinha, Bom Retiro, Velha, Velha Grande, Progresso, Valparaíso e Glória também registraram ocorrências.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas