O fim do feriadão de Páscoa e Tiradentes deve ser marcado pela chuva de meteoros Líridas cortando o céu de Santa Catarina e todo o Brasil. Se o tempo colaborar, será possível observar as aparições especialmente na madrugada do dia 22, terça-feira.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A presença da chuva é observada desde o começo desta semana, quando o planeta Terra iniciou a travessia por uma região do espaço por onde passou o Cometa Tatche. O cometa deixa um rastro de poeira e detritos, que acabam se tornando um espetáculo luminoso ao entrar em contato com a atmosfera terrestre e formar as “estrelas cadentes”.
O ápice, então, será às 2h de terça-feira, momento em que haverá as melhores condições de observação, explicou à Agência Brasil o astrônomo Marcelo De Cicco. Para conseguir visualizar, os moradores de Santa Catarina vão precisar seguir algumas recomendações e contar com a sorte.
Veja fotos dos meteoros Líridas
Isso porque, com o céu nublado, por exemplo, a observação fica comprometida. É preciso também um lugar escuro, como sítios, longe das milhares de luzes dos centros urbanos. No melhor dos cenários será possível ver até 18 meteoros por hora.
Continua depois da publicidade
— Basta olhar predominantemente para o norte. Mais especificamente para o quadrante Norte, próximo à estrela Vega — ensina o astrônomo.
Para facilitar o reconhecimento dos pontos cardeais, o observador que não tiver uma bússola deverá estender o braço direito para o local onde o Sol nasce (Leste) e o braço esquerdo para o local onde o Sol se põe (Oeste). Dessa forma, ele estará de frente para o Norte.
A chuva de meteoros Líridas ocorre anualmente entre 14 e 30 de abril.
Veja fotos dos meteoros Líridas em SC no ano passado
Leia mais
VÍDEO: Meteoro cruza céu de SC em “momento curioso” da chuva de Líridas








