Uma chuva de meteoros Líridas passará por Santa Catarina neste final de semana. Com maior intensidade no domingo (21), o fenômeno é causado pelo rastro de poeira deixado pelo Cometa Thatcher (C/1861 G1). As informações são do g1 SC.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), organização colaborativa formada por voluntários que se interessam pelo tema, a chuva está ativa desde o último domingo (14). Entretanto, os picos de melhor visualização acontecem entre domingo e terça-feira (23).

Saiba como observar o “Cometa do Diabo”, visível no Sul do Brasil

Segundo Justino, que é integrante da Bramon, a maior chance de observar o fenômeno é entre meia-noite e o amanhecer de segunda-feira (22), sendo que o melhor horário está previsto por volta das 4h.

Continua depois da publicidade

— Aqui no Sul são estimados entre 10 a 20 meteoros por hora no dia 22 — diz. 

Podendo ser observado a olho nu, o fenômeno será visto da melhor forma por moradores do interior do Estado. A população nos centros urbanos também consegue ver os meteoros, porém, com menor intensidade.

Veja fotos

Confira dicas para ver a chuva de meteoros

  1.  Procure um local afastado dos grandes centros, como um sítio, com pouca iluminação ao redor;
  2. Olhe mais para a direção Norte, onde os meteoros devem ser vistos mais facilmente.
  3. É indicado que o observador direcione o braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste).

Leia mais

SC tem dois entre os melhores vinhos tintos do Brasil

FOTOS: SC amanhece coberta de gelo e registra a menor temperatura do ano

Destaques do NSC Total