nsc
dc

Foi pouco

Chuva em SC foi abaixo do esperado e não ameniza estiagem 

Na maioria das cidades choveu menos de 10 milímetros, o que molha apenas a superfície do solo

02/04/2020 - 17h55

Compartilhe

Darci
Por Darci Debona
Choveu menos de 10 milímetros na maioria das cidades catarinenses
Quinta-feira foi de dia nublado no Oeste, mas com pouca chuva
(Foto: )

A chuva desta quinta-feira tinha sido abaixo do esperado, pelo menos até o início da noite. O hidrólogo Guilherme Miranda, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorolgia (Ciram) da Epagri, disse que até às 17h30 na maioria dos municípios não tinha chovido nem dez milímetros. As exceções eram Ponte Serrada, com 10,8, Xanxerê, com 11, e Painel, com 12 milímetros.

- Foi abaixo do esperado pois tínhamos uma previsão de 20 a 30 milímetros. Esse volume fica só na superfície, acaba não infiltrando no solo para recarregar o lençol freático. Nos últimos 12 meses temos um déficit de 500 milímetros, para uma média de 1.500 milímetros. Teria que chover 200 a 300 milímetros para resolver – disse Miranda.

O secretário de Agricultura de Joaçaba, Vilson Sartori, disse que a chuva desta quinta-feira não serviu para nada. Ele afirmou que o município tem uma quebra de 25% na safra de soja, 10% no milho, 10% no leite e 30% no gado de corte. Isso dá uma perda de R$ 2,39 milhões. O município chegou a decretar situação de emergência para enfrentar os problemas da estiagem.

​> ​Em site especial, leia mais sobre o coronavírus

O produtor Félix Muraro Júnir, de Chapecó, tinha até semeado pastagem esperando que a chuva fosse maior. Resta agora torcer que a umidade tenha sido suficiente para que as plantas germinem.

A previsão para abril também é e chuva abaixo do normal.

Colunistas