A chuva intensa que atinge o Médio e Alto Vale do Itajaí provoca alagamentos e faz ruas virarem rios em algumas cidades. Vídeos publicados durante a manhã desta quarta-feira (4) mostram a força da água (confira abaixo). De acordo com a Defesa Civil do Estado, Rio dos Cedros, Mirim Doce, Taió, Vitor Meireles e Pouso Redondo foram os municípios que mais registraram precipitação das 20h de terça até 8h de quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Receba notícias em Blumenau e região por WhatsApp

Em Rio dos Cedros, no Médio Vale, choveu 107,7 milímetros durante este período, o que equivale a 107 litros de água caindo por metro quadrado. No Alto Vale, Mirim Doce registrou 106 milímetros, seguida por Taió (103,1), Vitor Meireles (98,1), Pouso Redondo (98), Lontras (98), Dona Emma (96,9) e Laurentino (95,5). Nesta última cidade, um vídeo feito nas primeiras horas da manhã no bairro Vila Nova mostra uma casa alagada e a forte correnteza por conta do volume de chuva. Uma mulher chega a se arriscar no portão da residência.

Leia também: Rio do Sul prevê nível do Itajaí-Açu em 7 metros e abre abrigos

Video mostra força das águas em Laurentino

Mirim Doce é a sexta cidade com maior volume de chuva nas últimas 24 horas em Santa Catarina. Imagens cedidas ao NSC Total pela Rede Web TV mostram áreas alagadas no interior da cidade. A prefeitura fez comunicado na internet, onde diz que “devido às fortes chuvas da madrugada de hoje existem vários pontos de alagamento nas estradas de todo o município. Ressaltamos que para a segurança de todos a recomendação é não passar por locais que tenham lâmina d’água sobre a pista”.

Continua depois da publicidade

O mesmo problema se repete em Salete. Por lá, a passagem de veículos pequenos foi interrompida no acesso a Taió, pela SC-114. Em Rio do Sul, localidades mais baixas como o Fundo Canoas também registram pontos de alagamentos nas estradas. Na maior cidade do Alto Vale, o nível do Itajaí-Açu está em 4,60 metros às 9h, o que configura estado de atenção. 

Já em Presidente Getúlio as aulas foram suspensas em toda a rede municipal nesta quarta-feira (4) e a prefeitura pediu aos pais que levaram os filhos para escolas e creches pela manhã que os busquem. A prefeitura emitiu um alerta recomendando que famílias moradores de áreas mais baixas comecem a tomar providências, como levantar móveis e deixar as casas.

Veja fotos das chuvas no Vale

Situação na região de Blumenau

As fortes chuvas da madrugada e manhã desta quarta-feira (4) deixaram em alerta também os municípios às margens do Rio Benedito. Em Timbó, por exemplo choveu 89 milímetros nas últimas 12 horas, o que fez o rio sair de 1 metro para 3 metros em 24 horas. A prefeitura pediu à população para que fique atenta, principalmente aquelas pessoas que moram em áreas de risco. 

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Rodeio suspendeu as aulas nesta quarta-feira por causa da chuva. Nenhuma escola ou creche foi alagada, mas há pelo menos sete vias com fluxo interrompido por causa de inundação em 15 pontos. A Defesa Civil ainda apura se há desabrigados ou desalojados, mas abriu um abrigo no Centro de Eventos Vila Italiana, no Centro, para onde os moradores podem ir.

Em Ascurra, um vídeo feito na região da Nova Brasília mostra a região da Rua 7 de Abril completamente coberta pela água

Veja o vídeo em Ascurra

Já em Blumenau, informação atualizada pela Defesa Civil às 11h é de que foram atendidas 21 ocorrências, sendo três alagamentos, cinco análises de risco, 11 deslizamentos, um destelhamento e uma queda de árvore — estes últimos nas ruas Áustria e Frederico Korte, ambos na Velha Central.