As fortes chuvas que atingem Santa Catarina nesta quinta-feira (2) causaram o transbordamento de rios, deixaram famílias ilhadas e alagaram casas. As principais ocorrências são no Oeste do Estado. Além disso, uma rodovia, que faz a ligação entre o território catarinense e o Rio Grande do Sul, foi interditada após um deslizamento de terra.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Nos municípios de Jardinópolis, Quilombo e São Domingos, moradores foram surpreendidos com a chuva que fez os rios transbordarem durante a madrugada. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, alguns pontos registraram uma precipitação de 114 mm em menos de 12 horas.

Casas ficaram alagadas, carros foram arrastados e pontes ficaram completamente cobertas pela água. Além disso, famílias foram resgatadas após ficarem ilhadas.

Em Quilombo, as ruas ficaram inundadas e quatro pessoas foram resgatadas. Em Maravilha também houve o resgate de famílias por conta da chuva.

Continua depois da publicidade

Rodovias de SC têm novos bloqueios pela chuva e deslizamentos nesta quinta

Também no Oeste do Estado, a SC-480, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, foi interditada por conta de um deslizamento de terra. Mais de 100 metros da via foi tomada pela lama, árvores e pedras. Ninguém ficou ferido. A previsão, segundo a Defesa Civil, é de que a pista seja liberada em dois dias.

Em São Miguel do Oeste, um deslizamento de terra causou a queda do muro de uma casa no Centro da cidade. Os moradores da residência foram orientados pelo Corpo de Bombeiros Militar a deixar o local. Além disso, os veículos de um comércio, que ficava ao lado do imóvel, também foram retirados devido ao risco de novos deslizamentos.

Veja imagens da chuva em SC

Risco para alagamentos e enxurradas

Segundo a Defesa Civil, a formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, deve provocar temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em Santa Catarina, entre quinta (2) e sexta-feira (3).

Continua depois da publicidade

Nesta quinta, os temporais e a chuva se concentram no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas na madrugada e manhã de sexta se espalham para as demais regiões do Estado. Deve chover acumulados de até 110 mm, com pontuais podendo ficar acima dos valores previstos.

Além disso, o risco é muito alto para deslizamentos, principalmente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Serra, Alto Vale do Itajaí, Vale do Itajaí , Litoral Norte e Grande Florianópolis.

Leia também

Feriado de Finados começa com risco alto para alagamentos e deslizamentos em SC

Defesa Civil alerta para possibilidade de temporais durante feriado de Finados em Joinville

Caixa libera FGTS para atingidos por enchente em Blumenau; saiba se você tem direito

Destaques do NSC Total