nsc
santa

Chuva no Vale

Chuva intensa causa enchentes em Timbó, Rio dos Cedros e Benedito Novo; cidades registram desabrigados

Cidades enfrentam problemas com as chuvas desde o último domingo

21/01/2021 - 09h33 - Atualizada em: 21/01/2021 - 13h20

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
Augusto
Por Augusto Ittner
Enchente em Benedito Novo na manhã desta quinta-feira (21)
Enchente em Benedito Novo na manhã desta quinta-feira (21)
(Foto: )

Enchentes já atingem Benedito Novo, Rio dos Cedros e Timbó, cidades do Médio Vale do Itajaí, na manhã desta quinta-feira (21). O problema é causado pelas chuvas intensas que caem sobre a região desde o último domingo. Timbó e Benedito Novo já registram desabrigados e a previsão é de que o nível do Rio Benedito — que corta as duas cidades — siga em elevação durante o dia.

> Receba todas as notícias da região no seu WhatsApp. Clique aqui.

Em Benedito Novo, às 12h o rio marcava 5,10 metros. De acordo com informações da Defesa Civil, 4,60 metros é a linha de corte da cota de enchente. Portanto, nesse nível já há casas atingidas pelas água — fotos que já circulam nas redes sociais (veja abaixo) mostram o drama vivido por algumas famílias que já tiveram de tirar os pertences de casa.

Cerca de 50 imóveis já foram atingidos pela enchente em Benedito Novo. Duas regiões são as que mais preocupam a Defesa Civil: a Central e o Alto Benedito — neste segundo uma creche já foi aberta para prestar auxílio à comunidade. Outros pontos mais ao interior do município também estão em alerta. Por volta das 12h o acesso da cidade à Doutor Pedrinho foi interditado devido ao alagamento.

A medição anterior do nível do Rio Benedito, feita às 12h, indicava que a água já começava a diminuir. O medidor apontava 5,10 metros, número menor do que o registrado às 9h.

Benedito Novo na manhã desta quinta-feira (21)
Benedito Novo na manhã desta quinta-feira (21)
(Foto: )

Enchente em Rio dos Cedros

O nível do Rido dos Cedros chegou a 6,44 às 14h. Para haver pontos inundados são necessários 6,02 metros, por isso a cidade já está em situação de enchente. Cerca de 15 deslizamentos e quedas de árvore também aconteceram. Às 13h o nível do rio alcançou os 6,39 metros.

Uma casa da comunidade Rio Herta foi atingida pelo escorregamento nesta madrugada, mas a família já havia sido levada a um abrigo provisório nesta quarta-feira (20), no salão da capela local.

Mais de cinco ruas já estão alagadas e casas começam a ser atingidas. As quedas de barrerias em vias já foram removidas, exceto no Alto Cedro, em um ponto considerado de risco para desobstrução neste momento.

Enchente em Timbó

Em Timbó, o mesmo rio também causa estragos e provoca uma enchente. Na cidade, a última medição feita às 14h mostrava que o nível do rio atingia a marca de 7,44 metros. Na cidade, as primeiras casas já são atingidas com 6,40 metros. 

Rio Benedito, em Timbó, por volta das 9h30min desta quinta-feira (21)
Rio Benedito, em Timbó, por volta das 9h30min desta quinta-feira (21)
(Foto: )

Até as 10h, o bairro Imigrantes era o mais atingido pelas águas. 10 ruas da cidade já registram pontos de alagamento. Apesar de já haver registro de residências atingidas, a Defesa Civil ainda não confirmou o número total. 

Um abrigo foi disponibilizado na Rua Blumenau, em um galpão do Samae. Três famílias procuraram o serviço até o momento. A prefeitura e a Defesa Civil, junto com o Comitê de Crise montado para ajudar nas situações de alagamento, pedem para que quem tenha caminhões que possam ajudar na retirada dos pertences das famílias entre em contato. 

Em caso de risco, ligue para a Defesa Civil de Timbó através do número e WhatsApp (47) 99954-4686.

Parque Henry Paul, em Timbó, às 8h desta quinta-feira (21)
Parque Henry Paul, em Timbó, às 8h desta quinta-feira (21)
(Foto: )

Rua Nereu Ramos tomada pela água, em Timbó, nesta quinta-feira (21), por volta das 11h
Rua Nereu Ramos tomada pela água, em Timbó, nesta quinta-feira (21), por volta das 11h
(Foto: )

Colunistas