A chuva preta, que atingiu regiões catarinenses no início deste mês, retorna ao Estado nesta quinta-feira (26), conforme a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima. Na sexta-feira (27), também há condição para o fenômeno, porém com menores chances. A chuva vem ao Estado devido a uma frente fria que atuava no Rio Grande do Sul e avança em direção a Santa Catarina, e o fenômeno acontece porque ela se mistura com a fumaça decorrente das queimadas que voltou a cobrir o céu catarinense na segunda-feira (23).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A chuva começa no início da tarde nas regiões catarinenses e, ainda segundo a meteorologista, o fenômeno de chuva preta deve acontecer somente no início dos temporais, começando no Oeste e avançando para as demais regiões.

Fumaça das queimadas volta a atingir SC nesta semana

Na sexta-feira, a fumaça e a fuligem não estarão tão presentes na atmosfera, então a chance para a chuva preta diminui, mas ainda tem probabilidade de acontecer. Entre a noite de quinta-feira e manhã de sexta, os ventos mudam para o sentido Sul e afastam a fumaça para o sudeste e centro do país.

Continua depois da publicidade

O que é a chuva preta

A água não cai escura do céu: a cor preta só pode ser percebida quando toca o solo, carros ou cai em um balde. O fenômeno acontece por conta da mistura com a poluição presente na atmosfera devido às queimadas.

A chuva preta também pode conter substâncias tóxicas que são prejudiciais à saúde, conforme informou o meteorologista Felipe Theodorovitz ao NSC Total na primeira vez que ela chegou ao Estado. O ideal é evitar contato com a água e não consumi-la.

Recomendações da Defesa Civil

  • Evitar exposição à chuva: Permaneça em locais fechados sempre que possível;
  • Não utilizar a água da chuva para consumo, higiene pessoal ou atividades domésticas;
  • Fechar portas e janelas para minimizar a entrada de fuligem nos ambientes;
  • Utilizar máscaras ou lenços para proteger nariz e boca, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.

Quando a fumaça retorna a SC

A fumaça deve ficar longe de Santa Catarina durante o fim de semana, por conta da chuva e mudança dos ventos para o Sul, mas tudo indica que irá retornar na segunda-feira (30), quando os ventos voltam a soprar nos sentidos Nordeste e Noroeste, de acordo com a meteorologista.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina, então, permanece refém do sentido dos ventos quando o assunto é a fumaça encobrindo o Estado. Isso só deve acabar quando as queimadas chegarem ao fim, provavelmente em novembro, quando as chuvas voltam a atingir as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Veja as fotos da fumaça em SC

Como fica o tempo nesta quinta (26)

O tempo estará instável em Santa Catarina nesta quinta, e há chances de temporais isolados acompanhados de raios e granizo, além de chuva intensa em curto período de tempo. Por isso, a Defesa Civil de Santa Catarina informa que existe um risco baixo a moderado de destelhamentos, danos à rede elétrica e alagamentos pontuais.

No Oeste, o dia amanhece com temperaturas de 22°C a 25°C, enquanto nas demais regiões as mínimas podem chegar aos 21°C. Em boa parte do Estado, durante a tarde as temperaturas máximas podem ficar entre os 30°C e 35°C. Apenas na região costeira as temperaturas ficam mais amenas.

Continua depois da publicidade

Apesar da chuva, as máximas são altas, em sua maioria acima de 30°C nas regiões catarinenses.

Veja a previsão do tempo por região de SC nesta quinta: