nsc
    dc

    Mau tempo

    Chuvas alagam ruas, provocam deslizamentos e deixam moradores ilhados em SC

    Situação afeta principalmente cidades no Norte catarinense e no Vale do Itajaí

    06/02/2020 - 15h05 - Atualizada em: 07/02/2020 - 22h20

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    alagamento em Garuva
    Em Garuva, choveu 302 milímetros nas últimas 72 horas
    (Foto: )

    As fortes chuvas registradas em Santa Catarina provocaram alagamentos, deslizamentos e deixaram moradores ilhados nesta quinta-feira (6). Os locais mais atingidos são os municípios de Garuva e Guaramirim, no Norte catarinense, e Luiz Alves, no Vale do Itajaí. Cidades do litoral, como Penha, Itajaí e Balneário Camboriú, também foram afetadas pela enxurrada.

    Segundo relatório da Defesa Civil emitido no fim da tarde desta quinta, ao menos sete cidades do Estado registraram algum tipo de ocorrência por conta de temporais e 15 registraram volumes consideráveis de chuva. Dessas, duas estão em estado de alerta por causa da quantidade de água acumulada: Garuva e Ilhota.

    Em Garuva, onde choveu 307 milímetros nos últimos três dias, a prefeitura decretou situação de emergência. As fortes precipitações ocasionaram inundações de imóveis e vias públicas, alagamentos, erosões em residências devido ao rompimento de tubulações.

    A prefeitura abriu abrigo público para atender a população e o espaço permanece disponível para quem precisar.

    Já em Ilhota, onde choveu 197 mm no mesmo período de tempo, não havia relato de alagamentos até o fim da tarde desta quinta, mas a Defesa Civil está em alerta.

    Segundo a Defesa Civil, as chuvas começaram às 16h43min de terça-feira (4) e, até o início da tarde desta quinta, foram registrados 174 milímetros acima da chuva mensal prevista para fevereiro.

    No último relatório enviado pela Defesa Civil de Santa Catarina, no início da noite desta quinta, além de Garuva, os municípios de Itapema, Gaspar, Brusque, Joinville, São Francisco do Sul e Balneário Camboriú tiveram relato de ocorrências mais sérias.

    Leia mais: Alagamento atinge áreas do parque Beto Carrero World; visitantes terão ingresso extra

    ****
    (Foto: )

    Deslizamentos e comunidades isoladas

    Em Guaramirim, a Defesa Civil informou que o Morro do Schmidt está instável, apresentando rachaduras e recalques e que um trecho da SC-108 foi interditado. Há pelo menos 10 pontos de deslizamento na cidade. Além disso, duas comunidades em Tibagi e João Pessoa estão ilhadas, deixando mais de 30 pessoas desalojadas.

    Já em Luiz Alves, no Vale do Itajaí, segundo a Defesa Civil, foi cogitado o cancelamento de aulas no começo da tarde desta quinta. A informação não foi confirmada pela prefeitura. Conforme a Defesa Civil, já há comunidades isoladas no município.

    Leia mais: Chuva deve ficar mais fraca em SC na sexta-feira, mas volta no fim de semana

    Itajaí também registrou alagamentos nesta quinta-feira (06).
    Itajaí também registrou alagamentos nesta quinta-feira (06).
    (Foto: )

    VÍDEO: Chuva interdita Avenida que liga Balneário Camboriú a Itajaí

    Também há registro de alagamentos em Blumenau, onde a Rua Araranguá ficou alagada. Em princípio não houve danos a residências, apenas um pequeno estrago em via pública, segundo a Defesa Civil.

    A chuva forte que cai desde a manhã desta quinta-feira no Litoral Norte intensificou no início da tarde e bloqueou o trânsito na avenida Osvaldo Reis, que liga Itajaí e Balneário Camboriú.

    Durante a tarde, o prefeito de Balneário, Fabrício Oliveira, reuniu o gabinete de crise na prefeitura para um plano de ações. A orientação é que moradores e turistas evitem sair de casa e se deslocarem pela cidade, exceto em casos de necessidade. Devido aos alagamentos, o trânsito atravancou em toda a cidade.

    VÍDEO: Homem rema caiaque pela Avenida Atlântica alagada em Balneário Camboriú; prefeitura recomenda evitar sair

    VÍDEO: Avenida Atlântica alaga em Balneário Camboriú; prefeitura recomenda evitar sair

    Homem circula de caiaque pela Avenida Atlântica
    Homem circula de caiaque pela Avenida Atlântica
    (Foto: )

    Veja vídeo com imagens de leitores nas cidades mais afetadas pela chuva em SC:

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas