A passagem de um ciclone extratropical deixou Santa Catarina e o Paraná em alerta laranja para temporais e ventos fortes de 100 km/h. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e vale a partir da meia-noite de domingo (11) e vai até às 23h59min do mesmo dia.

Continua depois da publicidade

O alerta vale para 438 cidades. Em SC, as regiões de atenção são a Serra, Oeste, Vale do Itajaí, Norte, Sul  e Grande Florianópolis. No Paraná, é o Centro Ocidental, região Metropolitana de Curitiba, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Centro-Sul, Norte Central e Centro Oriental.

Veja as recomendações da Defesa Civil por conta da chuva

  • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
  • Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

Segundo o Inmet, essas áreas podem registrar chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Enquanto isso, as temperaturas seguem altas em SC. Conforme a Defesa Civil, no domingo (11), os temporais ganham maior intensidade no Litoral e em áreas próximas. Já no Grande Oeste, as instabilidades ocorrem de forma mais isolada, em função da entrada gradual de ar mais seco.

Continua depois da publicidade

Essa massa de ar contribui para que as temperaturas fiquem mais baixas no anoitecer, com valores próximos a 9°C no Planalto Sul e entre 10°C e 14°C no Grande Oeste. Durante a tarde, as temperaturas se elevam, principalmente no Litoral com máximas em torno de 35°C no Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis.