Uma obra milionária promete combater os alagamentos recorrentes em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. O investimento de cerca de R$ 4 milhões será destinado ao desassoreamento do Rio Perequê, que corta a cidade e transborda durante fortes temporais.
Continua depois da publicidade
O serviço de desassoreamento deve acontecer ao longo de sete quilômetros de extensão do rio, a partir da foz. O objetivo é retirar sedimentos acumulados no leito do rio e, com o aprofundamento, a capacidade de vazão será ampliada, permitindo que a água escoe com mais eficiência e reduzindo significativamente alagamentos.
Veja fotos do rio
“A Prefeitura vai jogar pesado contra o problema. Serão investidos 4 milhões de reais no desassoreamento do Rio Perequê, responsável por cerca de dois terços do escoamento das águas das chuvas na cidade”, afirma.
Conforme a prefeitura, o prazo para conclusão do serviço será estabelecido após a conclusão da licitação que ainda definirá a empresa responsável pelo trabalho. A Prefeitura ainda não divulgou o cronograma para lançamento e realização da licitação.
Outras medidas para conter alagamentos
A prefeitura destacou que também vai adquirir um caminhão hidro-jato, equipamento fundamental para a desobstrução de tubulações e a limpeza de bocas de lobo, para fortalecer a manutenção preventiva do sistema de drenagem urbana.
Continua depois da publicidade
Os recursos para a execução da obra e para a aquisição do caminhão são provenientes do Governo do Estado, com execução pela administração municipal.
O que motivou investimento
Em dezembro de 2025, o município chegou a declarar situação de emergência após enfrentar vários dias de chuva intensa. Na ocasião, Balneário Barra do Sul registrou 56 pessoas desalojadas e aproximadamente 1.200 residências atingidas.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira







