Sapiranga, cidade gaúcha a 60 quilômetros de Porto Alegre, tem uma escola pública municipal que alfabetiza crianças em português e inglês. Um tipo de ensino que é mais comum em escolas privadas é oferecido de graça para os alunos e há fila de espera para entrar lá.

Continua depois da publicidade

A Escola Municipal de Educação Básica Maria Emília de Paula tem 347 alunos. O segundo idioma (inglês) é trabalhado com carga horária dividida com a língua portuguesa.

Para oferecer o ensino bilíngue a direção da escola precisou procurar ajuda especializada. A escola de Sapiranga é uma das pioneiras do Estado e a primeira na rede pública a oferecer este tipo de alfabetização.

Alunos aprendem matemática e outras matérias em inglês

Segundo a supervisora pedagógica, Nathalia Silva, em entrevista para a GZH, a ideia surgiu a partir da vontade de complementar a educação infantil. Ela conta que tudo teve que ser pensado do zero, e eles contaram com a assessoria pedagógica da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH).

Continua depois da publicidade

O currículo começou a ser implementado em 2023, nas turmas do jardim A e B. Este ano, as turmas do 3º ano do Fundamental também já terão educação bilíngue. As aulas seguem a divisão de 50% de carga horária em inglês e os outros 50% em português.

Os professores também precisaram passar por treinamento e a escola opera em turno integral, das 7h20min às 16h. A supervisora garante que o currículo é vivo e está em constante construção. Os alunos não aprendem apenas a língua de forma isolada.

O ensino de matemática, geografia e outros temas também são pensados em inglês. No recreio, no refeitório e nas dependências da escola, a língua também é utilizada, para que os alunos convivam o máximo possível com o idioma.

Continua depois da publicidade

Por que aprender inglês é importante para o desenvolvimento das crianças?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diz que “aprender língua inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural”.

Os benefícios para as crianças, segundo a professora de Língua Inglesa Carina Santos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também em entrevista à GZH vão desde capacidade de organizar e gerenciar informações até um maior estímulo do pensamento crítico.