A cidade mais fria do Brasil amanheceu com temperaturas negativas neste de Dia das Mães. Dados da Defesa Civil de Santa Catarina apontam que a mínima registrada em Urupema, na Serra, neste domingo (10), foi de – 1,1°C. Não foi o suficiente para ver a neve, mas teve chuva congelada, como mostram os registros feitos pelo morador Vitor Cardoso Ribeiro na noite deste sábado (9).
Continua depois da publicidade
A cerca de 60 quilômetros dali, em Urubici, os termômetros também ficaram abaixo de zero. Para ser mais exato: -0,5°C. Com Urupema, essas foram as duas únicas cidades de SC com temperaturas negativas nas estações meteorológicas do governo do Estado (lista completa abaixo). A boa notícia — para quem gosta, claro — é que nesta segunda-feira (11) deve ser ainda mais frio.
As menores temperaturas registradas
- Urupema: -1,1°C
- Urubici: -0,5°C
- São Joaquim: 0,3°C
- Lebon Régis: 2,7°C
- Rio Rufino: 2,9°C
- Arroio Trinta: 3,2°C
- Campo Erê: 3,2°C
- Caçador: 3,3°C
- Bocaina do Sul: 3,4°C
- Porto União: 3,5°C
- Fraiburgo: 3,8°C
- Monte Carlo: 3,8°C
- Ibiam: 3,9°C
- Campos Novos: 3,9°C
- Santa Cecília: 3,9°C
- Canoinhas: 3,9°C
- Major Vieira: 4,0°C
- Campo Belo do Sul: 4,0°C
- Bom Retiro: 4,1°C
- Frei Rogério: 4,1°C
O frio para valer está prestes a chegar
A próxima semana começa com frio intenso e tempo firme em Santa Catarina. As temperaturas mais baixas são esperadas na segunda-feira (11), com mínimas entre 0°C e -3°C em uma grande faixa entre os Planaltos e o Meio-Oeste, com valores ainda menores nas áreas mais altas. No litoral, os termômetros ficam entre 5°C e 10°C.
Continua depois da publicidade
Os ventos voltam a agitar o mar entre domingo (10) e segunda-feira (11). No Litoral Sul, as ondas podem variar entre 3 e 4 metros. Na região de Florianópolis, os valores ficam entre 2 e 3 metros, e no Litoral Norte, entre 1,5 e 2,5 metros. O risco é alto para atividades de navegação, pesca e esportes náuticos. A orientação é evitar o banho de mar e a permanência na orla quando as ondas estiverem atingindo a ciclovia.




