Cidades do Sul catarinense lideram a lista dos maiores acumulados de chuva registrados nas últimas 12 horas no Estado, divulgada pela Defesa Civil estadual nesta sexta-feira (7). A cidade com acumulado máximo de precipitação foi Jacinto Machado, com 88,4 milímetros em 12 horas.

Continua depois da publicidade

O levantamento da Defesa Civil mostra o quanto choveu entre às 6h48min e às 18h48min desta sexta. Depois de Jacinto Machado aparecem Morro Grande (84 mm), Sombrio (84 mm), Araranguá (77,2 mm), Meleiro (59,6 mm) e Nova Veneza (59,4 mm).

Veja o acumulado de chuva por cidade

(Foto: Defesa Civil, Reprodução)

Alerta vermelho para ciclone

A Defesa Civil emitiu um comunicado na manhã de quinta-feira (6) ampliando o alerta para o ciclone que irá atingir Santa Catarina entre sexta-feira (7) e sábado (8). Segundo o órgão estadual, a região Oeste e partes da Serra, Vale do Itajaí e Planalto Norte estão em alerta vermelho, com risco de tempestades severas.

Já o restante do Estado, composto pela Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul e partes da Serra, do Vale do Itajaí e do Planalto Norte, está em alerta laranja. Há possibilidade de temporais com vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo.

Continua depois da publicidade

Os totais mais elevados de chuva estão previstos para Grande Florianópolis, Litoral Sul e Serra. Nestas regiões, conforme a Epagri, o acumulado de chuva varia entre 60 e 100 milímetros. A tempestade começa ainda pela manhã de sexta-feira no Oeste e no Sul de Santa Catarina, avançando pelo Estado ao longo do dia.

Em relação aos ventos, a previsão da Epagri indica rajadas de até 100 km/h, especialmente para as regiões Oeste, Sul e Grande Florianópolis durante a sexta-feira. Já no sábado (8), os fortes ventos devem atingir também a região Serrana e parte do Vale do Itajaí.

Oeste de SC já registra estragos