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    Cinco exercícios para prevenir dores nas costas

    Confira cinco movimentos que ajudam a prevenir as dores causadas pela má postura em frente ao computador

    15/06/2020 - 07h16 - Atualizada em: 15/06/2020 - 09h04

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    Marina
    Por Marina Martini Lopes
    As dores e traumas na coluna, na maioria das vezes, são causadas por má postura e falta de movimento
    As dores e traumas na coluna, na maioria das vezes, são causadas por má postura e falta de movimento
    (Foto: )

    Com a política de distanciamento e mesmo isolamento social imposta pela pandemia de coronavírus, o home office se tornou uma realidade na vida de muitos brasileiros. O problema é que muita gente não tem (ou pelo menos não tinha, no início da quarentena) a estrutura correta para trabalhar de casa com conforto e ergonomia: leia-se, cadeiras e escrivaninhas adequadas, por exemplo. E, com essa falta de estrutura, vêm as dores causadas pela má postura - nas costas, nos ombros, no trapézio...

    Há quem veja vantagens e desvantagens no home office, é claro; mas pesquisas já indicam que a prática é uma tendência que deve ser mantida (mesmo que apenas parcialmente) depois da pandemia. Então (além de correr para comprar uma cadeira adequada, é claro!) que tal aprender cinco exercícios que previnem e aliviam as dores nas costas?

    "As dores e traumas na coluna, na maioria das vezes, são causadas por má postura e falta de movimento", diz o personal trainer Thomas Lucente (@thomaslucente no Instagram). "E, ao contrário do que muitos pensam, resolver esse problema é simples, e os exercícios podem ser feitos em casa." Ele lembra, claro, que os exercícios indicados abaixo - especialmente pensados para quem passa muito tempo sentado, trabalhando em frente ao computador - são preparatórios e preventivos: no caso de dores crônicas ou muito agudas, o ideal é procurar um fisioterapeuta que possa indicar o tratamento adequado.

    Confira cinco exercícios para prevenir dores nas costas:

    Gatinho (flexão e extensão da coluna):

    Mobilidade da coluna torácica:

    Perdigueiro:

    Rotação externa dos ombros:

    Extensão cervical isométrica:

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