O cinturão peso-pena do UFC pode retornar às mãos de um brasileiro após quase dez anos. Desde o fim do reinado de José Aldo, na derrota para Max Holloway, em 2017, o Brasil nunca mais teve um campeão linear da categoria. A revanche deste sábado (31) no UFC 325 pode trazer de volta o título mundial.
Continua depois da publicidade
Para que finalmente a divisão volte a ter um brasileiro no topo, Diego Lopes terá que vencer o australiano Alexander Volkanovski na luta principal do UFC 325, em Sydney, casa do atual campeão. A luta marca o reencontro dos lutadores, após a disputa do cinturão dos penas no UFC 314, em abril do ano passado.

Onde assistir ao vivo e horário do UFC 325
O Card Principal está previsto para começar às 23h, e as preliminares inicias às 19h (de Brasília). A transmissão ao vivo com imagens será na Paramount+ (Verificar disponibilidade com seu serviço de streaming e/ou sua operadora de TV por assinatura).
Leia também: Lutadores brasileiros disparam em ranking do UFC
Continua depois da publicidade
Na primeira luta, os dois se enfrentaram pelo título vago da categoria, após o ex-campeão Ilia Topuria subir para a divisão dos leves. O evento principal em Miami, nos Estados Unidos, terminou com vitória de Volkanovski por decisão unânime, em um embate de alto nível eleito Luta da Noite.
Volka retomou o cinturão que ficou em posse entre 2019 e 2024, quando superou grande nomes da categoria, como Max Holloway em três oportunidades. “The Great” é o segundo lutador com mais defesas de cinturão nos penas (5), só atrás de José Aldo (7).

Diego Lopes trata a revanche como a principal chance de conquistar o título mundial. O manauara, atual número dois da divisão, superou o primeiro colocado Movsar Evloev como desafiante de Volkanovski devido ao apelo popular que as apresentações recentes tiveram.
Continua depois da publicidade
Após a derrota no primeiro encontro, Diego entregou uma das melhores atuações ao nocautear o compatriota Jean Silva com uma cotovelada rodada no segundo assalto. A vitória rendeu o bônus de de Performance e Luta da Noite.
Veja fotos de Alex Poatan, campeão do UFC, durante férias em Florianópolis:
Diego Lopes tem grande identificação com o México, país em que treina. Mesmo assim, a bandeira principal que defende é a do Brasil. Diego seria o segundo brasileiro a ser campeão dos penas, se juntando a José Aldo. Desde a criação em 2010, o Brasil teve a posse do cinturão durante seis anos.
A revanche pode marcar a despedida de Volkanovski do UFC. Aos 37 anos, o lutador já projeta a aposentadoria.
*Sob supervisão de Marcos Jordão.





