Com mais três partidas realizadas neste domingo (4), a oitava rodada da Primeirona Pró-Rim 2024 chegou ao fim. A única coisa que ainda não foi definida são os clubes que disputarão a Segundona no ano que vem. Paraíba e América seguem na zona de rebaixamento e precisam vencer seus confrontos. Já na parte de cima, cinco clubes garantiram classificação para a próxima fase.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Foram 21 vezes que as redes dos clubes do maior campeonato amador de SC balançaram neste final de semana. É a rodada mais artilheira da competição em 2024. A vitória da Sercos no sábado (3) por 6 a 1 contribuiu bastante para alcançar a marca. O artilheiro Soares marcou apenas uma vez.
No Cubatão, Aviação e Panágua empataram em um jogo de seis gols. O ataque dos visitantes é comandado pelo também artilheiro Lima, que marcou duas vezes e empatou com o atacante da Sercos com nove gols em oito jogos.
A última rodada será de grandes emoções nos clássicos. No duelo do Jardim Iririú, Paraíba e ACM/Estacaville reeditam a final do ano passado, mas em um momento bem diferente. O atual bicampeão vive na lanterna da Primeirona há algumas rodadas e precisa vencer o rival para não ser rebaixado. Do outro lado, um empate basta para a Estacaville vingar o vice-campeonato rebaixando o rival do bairro.
Continua depois da publicidade
Já no Clássico da Rivalidade, América e Caxias entram em campo longe de estarem tranquilos na tabela de classificação. A equipe americana tem a obrigação da vitória para evitar o descenso. Do outro lado, o Caxias busca pelo menos o empate para avançar à próxima fase. Em caso de derrota, o clube alvinegro precisa torcer contra o Aviação para não ser rebaixado, já que seria ultrapassado pelo rival.
Abertura no sábado
No Ernestão, o duelo entre Caxias e Estacaville esteve longe de agradar quem esperava um futebol com muitas oportunidades e variações de jogadas habilidosas. Porém, o resultado era o que importava para os torcedores do Caxias. E ele veio com gols de Felipe Gardena e Matheus já no segundo tempo, para garantir os três pontos e um respiro de quem viveu as últimas rodadas dentro da zona de rebaixamento.
Já no Costa e Silva, o resultado foi amargo para o rival do Caxias. A Sercos recebeu o América dentro do José Paulino Vieira e aplicou a maior goleada desta edição da Primeirona. Jaciel, André Lessa e Kalil marcaram para os donos da casa e, antes da partida ir para o intervalo, o 3 a 0 estava no placar. Aos sete minutos do segundo tempo, Soares fez o nono gol dele na competição e o quarto da equipe no jogo.
Ainda deu tempo de Jaciel e Jeremias marcarem e ampliarem para a Sercos. Antes da partida acabar, Balthazar descontou para o América aos 38 minutos e deu números finais ao jogo. Vitória por 6 a 1, liderança momentânea e classificação carimbada para a equipe do Costa e Silva.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Jogos de domingo
Em Pirabeiraba, o Paraíba visitou os donos da casa com a obrigação de pontuar para não ser rebaixado de forma antecipada. Foi com esse pensamento que a equipe entrou em campo e saiu na frente logo aos 13 minutos do primeiro tempo com André Melo. Mas, dez minutos depois, o Pirabeiraba empatou com o atacante Pará, jogando um balde de água fria nos visitantes.
No segundo tempo, poucas chances de mexer no placar, porém, as melhores foram do Pirabeiraba. O Paraíba segurou o 1 a 1 e evitou a derrota e o rebaixamento precoce. Agora, o bicampeão da Primeirona recebe o rival ACM/Estacaville em casa para fugir da segunda divisão. Mesmo se vencer, ainda depende de outros resultados. Já o Pirabeiraba, já classificado, recebe o Aviação para buscar as primeiras posições.
Adversário do Pirabeiraba na última rodada, o Aviação buscou o empate contra o Panágua neste domingo (4) dentro de casa. A equipe saiu atrás no placar, igualou no começo do segundo tempo, mas viu os visitantes abrirem 3 a 1 com dois gols do atacante Lima. Aos 28 e 35, Matheus e Café marcaram para o Aviação e colocaram o 3 a 3 no placar.
O Panágua comandado por Lima, que tem 9 gols em 8 jogos, marcou 13 gols na competição e é o vice-líder da Primeirona. Na última rodada recebe a também já classificada Serbi, no Jarivatuba. Todos os jogos da rodada serão no domingo (18), às 15h15.
Continua depois da publicidade
No jogo transmitido pela CBN Joinville, Serbi e Juventus se enfrentaram no estádio Giusseppe Tomelin, no Itinga. Os donos da casa praticamente classificados fizeram uma partida abaixo do futebol regular que apresentou durante toda a Primeirona. Porém, a responsabilidade da vitória era do Moloque Travesso, que tinha a missão de se afastar da zona de rebaixamento.
Com uma saída de bola equivocada pela defesa da Serbi, Vinicius Melô abriu o placar para os visitantes. Mas, no final do primeiro tempo, Juninho marcou de pênalti e empatou. Na volta da segunda etapa, o Juventus seguiu pressionando e conseguiu ampliar aos 22 minutos com gol do atacante Kauê, um minuto após entrar em campo. Aos 43, Coxinha fez o 3 a 1 para os visitantes e fechou a importante vitória do time do bairro Iririú.
Confira fotos da partida
Na próxima rodada, um empate basta para o Juventus classificar para a próxima fase. Já a Serbi, se vencer, pode assumir a liderança da Primeirona 2024.
Continua depois da publicidade
Classificação
Com a vitória no sábado (3), a Sercos assumiu a liderança da Primeirona com 14 pontos. O Panágua é o vice-líder com 13, na terceira colocação vem a Serbi com 12. Na sequência, ACM/Estacaville e Pirabeiraba estão atrás com 11 pontos. Aviação, Caxias e Juventus fecham o G8 de classificação com 10 pontos cada. Já o América e o Paraíba seguem na zona de rebaixamento com sete pontos. O atual bicampeão está na lanterna pelos critérios de desempate.
Jogos da última rodada, em 18/08
- América x Caxias | 18/08 | 15h15 | Estádio Olímpico Dr. Sadalla Amin Ghanem, no bairro América
- Paraíba x ACM/Estacaville | 18/08 | 15h15 | Estádio João Melquíades Oligine, no Jardim Iririú
- Panágua x Serbi | 18/08 | 15h15 | Estádio da Ponte Preta, no bairro Jarivatuba
- Juventus x Sercos | 18/08 | 15h15 | Estádio Hermógenes de Brito, no bairro Iririú
- Pirabeiraba x Aviação | 18/08 | 15h15 | Estádio Oscar Castela, em Pirabeiraba
Leia também
Vôlei feminino: Brasil vence a Polônia e se classifica para as quartas em Paris 2024
Fora de casa, JEC Futsal bate Assoeva em sétima vitória seguida na Liga Nacional
Futebol feminino: Brasil vence a França e está na semifinal das Olimpíadas