O calor intenso atingiu Santa Catarina ao longo desta sexta-feira (13). Às 14h, Nova Trento registrava a temperatura de 36ºC. Entretanto, o valor combinado com a umidade relativa do ar de 85%, o índice de calor chegou a 65ºC.

Continua depois da publicidade

O cenário não é diferente em outras cidades catarinenses. Massaranduba, que teve a maior temperatura do estado, com temperatura de 37ºC, teve umidade relativa do ar em 63% e bateu 53ºC de índice de calor. 

Veja índice de calor em outras cidades

Calor deve vir acompanhado de temporal

Entre a tarde de sexta-feira (13) e madrugada de sábado (14), a combinação de calor, umidade e instabilidades aumenta as condições para temporais com chuva intensa em todas as regiões de Santa Catarina. Estes temporais são localizados, comuns na época do verão, mas que podem ser mais generalizados no Norte catarinense e no Vale do Itajaí. Nas regiões, o risco é muito alto para alagamentos e enxurrada. Além disso, vendavais e granizo também podem ser registrados de maneira pontual, trazendo risco moderado para essa condição em toda Santa Catarina.

Na tarde de sábado (14) a instabilidade volta a ganhar força. No interior catarinense — Grande Oeste e Planaltos — os temporais ocorrem de forma localizada, mas trazendo risco moderado para alagamentos e eventuais destelhamentos e queda de galhos de árvores.

Entre a noite de sábado e madrugada de domingo (15), em cidades da Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, a chuva ocorre de forma persistente e intensa, trazendo risco alto a muito alto para alagamentos e enxurradas. Eventuais deslizamentos também podem ocorrer, a depender dos volumes de chuva registrados, que variam na casa dos 150 mm, com pontuais acima.

Continua depois da publicidade

Segundo a Defesa Civil, a intensidade e persistência da chuva — entre a noite de sábado e madrugada de domingo — depende da região em que um sistema de baixa pressão se formará sobre o mar, podendo haver mudança das áreas em que se espera os maiores volumes de chuva.