Jovino Cardoso (PSD) está atrás de apoio para a abertura de uma CPI que investigue a relação do Samae com a empresa que implantou o tratamento de esgoto em Blumenau. Nos últimos dias ele sondou vários vereadores para avaliar a viabilidade da proposta. A ideia surgiu depois que se tornaram públicas as delações em que diretores da construtora relataram o repasse de recursos para candidatos que disputaram a eleição de 2012. Por enquanto, são conhecidas as identidades de apenas três beneficiários, tratados pelos codinomes Alemão, Conquistador e Musa. Entretanto, a divulgação das planilhas do departamento de propinas da empreiteira aponta a existência de outros parceiros no município, sócios anônimos das benesses que irrigaram o caixa da campanha. Até aqui a identidade deles passou incólume na Operação Lava Jato. A minha esperança é que o inquérito de algum modo esclareça o alcance de tais crimes. A esta altura, a investigação representa a oportunidade de uma ampla renovação nas bases políticas locais, do que a Câmara de Vereadores pode ser protagonista, caso leve adiante a proposta da CPI.
Continua depois da publicidade
…
O deputado João Paulo Kleinubing (PSD) desmentiu com veemência o interlocutor indiscreto, segundo quem em conversa reservada JPK teria reagido com bom humor às implicações da Lava Jato na próxima eleição ao governo do Estado. De acordo com o deputado, a gravidade do caso não tolera gracejos. JPK saiu ileso das delações da Odebrecht. Entretanto, não capitaliza politicamente tal condição.
…
Continua depois da publicidade
O governador Raimundo Colombo (PSD) confirmou a vinda a Blumenau para a posse da nova diretoria da Acib. O evento será nesta segunda-feira, ás 20h, no Centro Empresarial da Rua Antônio Treis (Bairro Vorstadt). Os empresários Avelino Lombardi e Renato Medeiros encabeçam a diretoria.
…
Somam cerca de 27 milhões as emendas ao orçamento federal que o senador Dalirio Beber (PSDB) destinou para Blumenau em 2016 e 2017. O valor significa praticamente a metade de todos os recursos que ele conseguiu para o Estado.
O pacote inclui verbas para o alargamento da ponte Desembargador Pedro Silva (no começo da rua XV de Novembro), alargamento da ponte da Rua Gertrude Metzger (defronte o antigo Hotel Viena), construção das pontes ligando as ruas Maria Cavilha e Hermann Huscher e ruas Anchieta e Esmeraldas (ambas sobre o Ribeirão Garcia), e construção de um retorno na altura da empresa Coteminas (no Bairro Garcia), além dos repasses destinados à área da saúde.
Continua depois da publicidade
…
Autor da proposta de redução do recesso parlamentar de 45 dias para 30 dias, o vereador Adriano Pereira (PT) fará apelo para que a Mesa Diretora coloque o projeto em votação no plenário. A matéria está há três meses em tramitação nas comissões internas, sob o argumento de que há necessidade de um estudo para avaliação do impacto financeiro da medida. Ele teme que o encaminhamento seja um pretexto para que projeto caia no esquecimento.