nsc
santa

Opinião

Clóvis Reis: "Prefeitura de Blumenau lança em abril pacotão para obras de mobilidade urbana"

Se confirmados os investimentos, a cidade terá o maior conjunto de obras de infraestrutura urbana já executadas simultaneamente

22/03/2017 - 04h01

Compartilhe

Por Redação NSC
Revitalização da Dr. Pedro Zimmermann estaria entre as obras contempladas no pacotão
Revitalização da Dr. Pedro Zimmermann estaria entre as obras contempladas no pacotão
(Foto: )

A prefeitura de Blumenau lança no mês de abril os editais para a execução do programa de mobilidade urbana financiado com recursos do BID. Os projetos de engenharia estão na fase final, mas a administração faz mistério sobre as obras efetivamente contempladas na versão final do pacote de 118 milhões de dólares de investimentos.

Os empreendimentos inicialmente previstos no contrato eram os terminais urbanos dos bairros Itoupava Central e Água Verde; as melhorias nas condições de tráfego do Corredor Sul, entre os terminais Fonte e Garcia; a implantação do Corredor Oeste, que ligará a Rua Humberto de Campos à Ponte do Badenfurt; a abertura do Corredor Norte, com a reurbanização da Rua Dr. Pedro Zimmermann; e a instalação do Binário da Rua Chile com a República Argentina, no bairro Ponta Aguda.

Não há informações sobre a inclusão da nova ponte do Centro (e qual delas seria) no programa de mobilidade. De todos os modos, confirmados tais investimentos, o pacote representaria o maior conjunto de obras de infraestrutura urbana já executadas simultaneamente na história do município, razão pela qual a prefeitura planeja o lançamento dos editais com pompa e circunstância.

Caso tudo ocorra conforme as previsões da gestão, a execução dos trabalhos começaria no fim do ano e chegaria ao auge no segundo semestre de 2018, às vésperas da próxima eleição ao governo do Estado, na qual o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) será um dos protagonistas.

...

O PSDB quer fortalecer a imagem do prefeito Napoleão Bernardes como gestor público qualificado, além da habilidade política já reconhecida. Ele vem sendo sistematicamente escalado país afora para falar sobre as realizações do primeiro mandato, reconhecidas em condecorações conferidas pelo Conselho Federal de Administração, pela Federação Catarinense dos Municípios e pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

...

Um grupo de filiados do PMDB liderado por Renato Vianna, Dalto dos Reis e Paulo França protocolou junto à direção estadual um documento no qual pede a realização de convenções no diretório de Blumenau. De acordo com o movimento, a atual situação do partido é irregular.

A legenda está sob o comando de uma comissão provisória desde novembro de 2015, condição que contraria o disposto no estatuto do PMDB. Os filiados dizem que a situação depõe contra a história do partido no município, que já elegeu cinco prefeitos em sequência (Evelásio Vieira, Félix Theiss, Renato Vianna, Dalto dos Reis e novamente Renato Vianna), dois senadores na mesma legislatura (Evelásio Vieira e Jaison Barreto), três deputados estaduais (Álvaro Correia, João Manoel de Borba Neto e Jair Girardi) e dois federais (Renato Vianna e Vilson Souza).

Entre seus legados, os peemedebistas citam a construção da rodoviária e da prefeitura, a instalação da primeira assessoria de meio ambiente do Brasil e a criação da Oktoberfest. Na atualidade, o partido tem um vereador.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Política e Economia

Colunistas