Mais de 2,4 mil catarinenses poderão tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) através do programa CNH Emprego na Pista, do Governo do Estado. A oportunidade é válida para os moradores de Santa Catarina maiores de 18 anos que desejam ter a primeira habilitação na categoria A (moto) ou B (carro), fazer adição de categoria (A ou B) ou mudar de categoria (D — caminhão e ônibus, e E — carreta). 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo o edital, 2.473 vagas foram abertas em 13 municípios de Santa Catarina (veja a lista abaixo). As inscrições vão até o dia 8 de junho no site do programa e o sorteio será feito no dia 10 de junho na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC).

— Nós contemplamos municípios onde tivemos a adesão dos nossos parceiros credenciados. Lembrando ainda que a distribuição das vagas será por sorteio ao término das inscrições afirmou —  disse o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa. 

De acordo com o Governo do Estado, outros editais serão lançados ao longo deste ano e de 2026. Entenda como vai funcionar o programa abaixo.

Continua depois da publicidade

Quem pode participar? 

Para se inscrever, é necessário ter cadastro na plataforma GOV.BR, ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, ser penalmente imputável e residir em Santa Catarina por mais de dois anos. 

Além disso, o candidato: 

  • Não pode ter sido condenado por crime de trânsito enquanto durarem os seus efeitos;
  • Não pode possuir qualquer bloqueio judicial ou administrativo registrado em sistema que impossibilite o acesso à obtenção de CNH; 
  • Precisa ter cadastro ativo do CadÚnico para 1° habilitação e adição de categoria.

O que o programa oferece

O programa, voltado à empregabilidade, busca ofertar CNH, gratuitamente, para as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus), e E (carreta), além de mudança ou adição de categoria e o curso de motofrete com a inclusão do Exercício de Atividade Remunerada (EAR).

Segundo o Detran, o objetivo é que pessoas tenham acesso a oportunidades de emprego que exijam habilitação.

Continua depois da publicidade

Veja as cidades contempladas 

  1. Blumenau 
  2. Chapecó 
  3. Concórdia 
  4. Dionísio Cerqueira
  5. Florianópolis
  6. Joaçaba 
  7. Joinville 
  8. Lages
  9. Rio Negrinho
  10. São Bento do Sul 
  11. São José 
  12. Urubici 
  13. Videira

Leia mais

Programa que oferta carteiras de habilitação gratuitas em SC está com inscrições abertas

INSS notifica vítimas de fraude nesta terça-feira; veja como checar descontos irregulares