Uma cobra boipeva, de nome científico Xenodon neuwiedii, foi encontrada neste domingo (5) no pátio de uma residência no bairro Figueroa, em Caçador, no Oeste catarinense.
Continua depois da publicidade
Segundo informações dos bombeiros, a serpente com mais de um metro de comprimento foi localizada em uma região de mata. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador foi acionado e capturou o animal com equipamentos adequados e de proteção.
De acordo com informações dos bombeiros, a jararaca não colocou ninguém em risco ou se posicionou para ataque. O animal foi observado pelo morador que estava no pátio, que fez o acionamento para captura do animal.
Após o resgate, a cobra foi devolvida ao seu habitat natural. Segundo o biólogo Jackson Preuss, que confirmou a espécie, apesar de parecer uma jararaca, o animal é inofensivo e não oferece perigo.
— A Xenodon neuwiedii (boipeva) é uma serpente terrestre e diurna, amplamente distribuída pelo Brasil, encontrada em áreas abertas, bordas de matas e campos. Alimenta-se principalmente de anfíbios anuros, especialmente sapos. Apesar de não ser peçonhenta, ela adota um comportamento defensivo marcante: achatamento do corpo e da cabeça, lembrando uma jararaca (mimetismo batesiano), o que confunde potenciais predadores — afirmou o profissional em conversa com o NSC Total.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Casal venezuelano é atacado a facadas e polícia investiga crime no Oeste de SC

