nsc

Serviço

Coleta seletiva da Comcap volta a partir do dia 24 na maior parte de Florianópolis

Segundo autarquia, nova etapa de recolhimento de lixo reciclável será feita em caráter de teste 

16/05/2020 - 13h21 - Atualizada em: 16/05/2020 - 13h26

Compartilhe

Leandro
Por Leandro Lessa
Renato
Por Renato Igor
Coleta de recicláveis será ampliada em Florianópolis após pandemia de coronavírus
Coleta de recicláveis será ampliada em Florianópolis após pandemia de coronavírus
(Foto: )

A coleta seletiva do lixo reciclável vai ser restabelecida na maior parte de Florianópolis a partir do próximo dia 24. A informação foi confirmada pelo presidente da Autarquia Melhoramentos da Capital (Comcap), Lucas Arruda, durante o Condomínio Legal deste sábado (16), dentro do Notícia na Manhã da CBN Diário. As alterações serão em caráter provisório.

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

O serviço foi interrompido no dia 19 de março por conta do fechamento dos galpões de triagem da Grande Florianópolis, após orientações sanitárias com a pandemia de coronavírus. A Comcap retomou a coleta seletiva na área comercial do Centro da Capital em 28 de abril. Os seis ecopontos seguem disponíveis para a entrega dos recicláveis.

Ouça a entrevista do presidente da Comcap, Lucas Arruda, para a CBN Diário:

Nessa segunda etapa, serão atendidos praticamente todos os bairros e balneários, com roteiros e frequência reduzidos. Uma das estratégias a serem testadas pela autarquia será a de substituir um dia do roteiro de coleta convencional (de rejeitos), nos pontos onde ela é feita seis vezes por semana, para ser utilizado exclusivamente o recolhimento dos materiais recicláveis em residências.

Aos domingos, serão feitas tanto a convencional quanto a seletiva no região central compreendida entre as avenidas Mauro Ramos, Beira Mar Norte e Gustavo Richard, para que haja cinco coletas para rejeitos e duas seletivas por semana. Nos calçadões do Centro, as duas modalidades serão mantidas durante seis dias por semana, num total de 12 coletas.

Ainda segundo a Comcap, o planejamento adota uma retomada gradual. As novas ampliações estão previstas para metade de junho, até que a coleta seletiva domiciliar seja restabelecida em todos os bairros e balneários da cidade.

Confira a lista da coleta seletiva, em caráter provisório, em Florianópolis:

Roteiro provisório da coleta seletiva em Florianópolis (1)
Roteiro provisório da coleta seletiva em Florianópolis (1)
(Foto: )

Roteiro de coleta seletiva em Florianópolis (2)
Roteiro de coleta seletiva em Florianópolis (2)
(Foto: )

A coleta convencional em Florianópolis foi mantida durante o período. Desde o início da pandemia, a autarquia recolheu 25 mil toneladas de resíduos na convencional e 241 toneladas na seletiva. No total geral de resíduos, a tendência foi de queda em torno de 20%.

Colunistas