Aos 77 anos, Josué de Paula Siqueira venceu uma etapa muito importante na sua formação: finalizou o primeiro ano do curso de Biomedicina e passou pela tão sonhada cerimônia de entrega do jaleco em uma faculdade de Santa Catarina. Vídeos flagraram o momento que o idoso recebe a vestimenta durante um evento. As imagens emocionantes viralizaram nas redes sociais e todas as postagens juntas somam mais de 3,6 milhões de visualizações.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em 2024, o morador de Araquari completou seu primeiro ano como estudante de Biomedicina da Aupex Uniasselvi. Como um ritual de passagem, a faculdade realiza um evento para entregar o jaleco aos alunos, que deverão iniciar as aulas práticas em laboratório.

Gato “atípico” de Joinville soma milhões de visualizações e tem fãs dos EUA à Tailândia

Continua depois da publicidade

A alegria de Josué ao receber o jaleco das mãos do filho emocionou. Tai Coppeti, que tem um perfil no Tiktok, postou vídeos do idoso. Uma das postagens já foi reproduzida mais de 2,7 milhões de vezes. Somando todos os vídeos publicados, as visualizações ultrapassam 3,6 milhões.

Veja um dos vídeos que viralizou

@taianacoppeti0

Nunca é tarde demais! 🥹

♬ Sonho – Atitude 67

Morador de Araquari, Josué resolveu voltar a estudar quando recebeu, em diferentes ocasiões, panfletos da faculdade Aupex Uniasselvi. Amante da medicina, o idoso, que na juventude já havia se formado em farmácia e como técnico de enfermagem, resolveu continuar estudando, desta vez, biomedicina. 

— Minha mãe falava que  eu sempre, quando criança, andava com um livro na mão, de medicina. Quando foi 1973, 1974, por aí, eu fiz um curso à distância de enfermagem e farmácia. Cuidei de muitas pessoas, muito doentes e eu fiquei sempre continuando com meu talento — lembra Josué.

Vindo do Estado de São Paulo, o idoso conta que começou a atuar profissionalmente por lá e, na década de 1980, mudou-se para o Norte de Santa Catarina após conhecer Eunice, a mulher com quem se correspondia por cartas e que, desde então, também compartilha a vida de casado.

Continua depois da publicidade

Anos depois, morando em Araquari e já aposentado, foi por meio de panfletos que Josué resolveu retomar os estudos, sempre na área da saúde. O idoso conta que escolheu o curso para entender a melhor forma de cuidar de si e do próximo. Vegetariano há cerca de 20 anos, aponta que, em muitos casos, as próprias pessoas se adoecem ao não praticarem exercícios físicos, beber em excesso e se alimentar mal. Josué acredita que o corpo é um templo que precisa receber os melhores cuidados. 

— Agora, se surgir uma emergência, eu já tenho um projeto de como reverter ela, de acordo com os cuidados da biomedicina, com menos produtos industrializados e mais produtos naturais — conta Josué sobre o que tem aprendido nas aulas.

Michelle Berthier é gestora da Aupex Uniasselvi de Araquari e afirma que o estudante é muito dedicado. Josué participa das aulas atentamente, anota tudo escrito à mão e não deixa de tirar dúvidas quando surgem, sendo um aluno aplicado. 

Para ela e outros profissionais da instituição, o vídeo viral de Josué é mais uma demonstração do estudante dedicado e perseverante. Inclusive, Michelle conta que Josué foi inspiração para outros alunos.

Continua depois da publicidade

Nas redes sociais, várias pessoas compartilharam a emoção de ver Josué alcançando uma nova etapa na graduação. “Eu querendo iniciar odontologia com 31. Só me dá mais forças pra não desistir do meu sonho”, comentou Crislainy Nepoomuceno. “Quando eu me sentir atrasada de novo, vou voltar aqui nesse vídeo”, disse Flávia Grana. “Que coisa linda. Isso me motiva a terminar meus estudos. Nunca é tarde para nada nessa vida”, publicou também Hevelyn Souza.

E, não só na internet Josué foi inspiração, mas na região onde mora também.

— Alguns nos contaram que deixaram de trancar a matrícula, que vão continuar estudando depois de ver o vídeo. A gente também atendeu uma família que matriculou os pais, ambos mais velhos, iam até pagar a primeira mensalidade como forma de incentivo — conta Michelle.

Josué conta que se sente feliz de ter ajudado de alguma forma outras pessoas e seguirem motivados. Para ele, o segredo é se manter resiliente. Quando achar que algo vai dar errado ou ver maus exemplos, a pessoa deve focar na sua resiliência, dar a volta por cima e tentar de novo. O estudante conta que foi com esse foco que voltou a estudar aos 77 anos.

Leia também

FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC

Cabana inspirada em elfos é atração em uma das cidades mais frias de SC: “Design único no Brasil”

Morador de SC gasta mais de R$ 1 milhão para “se tornar Madonna” e fica conhecido mundialmente