A prefeitura de Armazém, no Sul de Santa Catarina, vai servir um caldo gigante de tilápia (peixe de água doce), feito com 700 quilos de peixe em uma panela de 12 toneladas. Conforme o município, o líquido é mexido com duas grandes colheres de ferro, feitas especialmente para a 3ª Festa Regional da Tilápia, que ocorre no próximo domingo (28) e conta com com auxílio de uma retroescavadeira. As informações são do g1 SC

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

De acordo com a prefeitura, é o maior caldo de tilápia do país. Para toda a produção, são necessários cerca de 500 quilos de temperos, que incluem cebolinha, salsinha, louro e alho-poró.  Além disso, o caldo conta com banha suína, tomate e caldo de galinha. 

A estimativa é de alimentar cerca de 4,5 mil pessoas com aproximadamente 2500 litros de caldo. Conforme a  lei estadual nº 17.673, Armazém tem o título de Capital Catarinense da Tilápia. 

Confira as fotos

Continua depois da publicidade

Panela de 12 toneladas

Com volume total de 7,45 mil litros, a panela foi fundida em Piracicaba (SP) e montada em Joinville, no Norte de Santa Catarina, onde morava o proprietário, o falecido empresário José Bittencourt Rodrigues, que morreu em 2023.

Segundo a prefeitura, Rodrigues cedia a panela ao município para a festa, de onde era natural. Agora, a família seguirá mantendo a tradição. 

Leia mais

Semana começa gelada e com possibilidade de temporais em SC

Primeira usina de biometano de SC pode ser pontapé inicial para “corredor verde”

Destaques do NSC Total