nsc
    dc

    Pandemia

    Com alta de 125%, SC tem o maior aumento do país na média de mortes por coronavírus

    Levantamento que compara a média diária de mortes registrada nos últimos sete dias com a média de duas semanas atrás foi divulgado pelo G1

    20/07/2020 - 09h46 - Atualizada em: 20/07/2020 - 09h59

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    Coronavírus em Santa Catarina
    Estado registrou mais 23 mortes por Covid-19 neste domingo
    (Foto: )

    Santa Catarina registra o maior crescimento na média de novas mortes por coronavírus do país, com alta de 125% no número de óbitos registrado na última semana, aponta levantamento divulgado pelo G1 neste domingo (20). No Brasil, o aumento é de 3%. O dado compara a média diária registrada nos últimos sete dias com a média de duas semanas atrás.

    > SC tem novas restrições em sete regiões com risco gravíssimo para coronavírus

    O cálculo tem como base os números da pandemia apurados junto às secretarias estaduais de Saúde pelo consórcio de veículos de imprensa formado por O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, além do próprio G1.

    Santa Catarina tem vivido uma escalada no número de novos casos e de mortes por Covid-19. Somente neste domingo, foram registrados mais 23 óbitos pela doença. O total de mortes já chega a 685, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O número de casos confirmados chega a 53,3 mil.

    O aumento dos números da Covid-19 e a pressão sobre o sistema de saúde coloca no momento sete regiões catarinenses em situação gravíssima para o coronavírus, conforme o nível de risco divulgado pelo Governo de Santa Catarina.

    Na sexta-feira (16), o governador Carlos Moisés anunciou novas restrições para essas sete regiões, entre elas a suspensão do transporte coletivo e a proibição da concentração e permanência de pessoas em espaços públicos, como parques, praças e praias.

    Além de SC, outros 7 estados têm alta nas mortes

    Segundo o levantamento, além de Santa Catarina, outros sete estados registram aumento na média diária de novas mortes. São eles o Rio Grande do Sul (com alta de 64%), Tocantins (50%), Paraná (38%), Goiás (33%), Minas Gerais e Mato Grosso do Sul (29%), e Pará (17%).

    > PM registra quase 7 mil ocorrências de desrespeito a restrições em SC no fim de semana

    Ainda conforme o levantamento divulgado pelo G1, 12 estados brasileiros apresentam estabilidade na média de novas mortes (ES, SP, DF, MT, AC, AP, AL, BA, MA, PB, PE e PI). Em outros seis, as mortes estão em queda (RJ, AM, RR, CE, RN e SE).

    A "média móvel” de 7 dias faz uma média do número de mortes entre o dia e os seis anteriores. Ela é comparada com média de 14 dias para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico indicado por especialistas para conseguir enxergar a tendência dos dados.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas