nsc
santa

H1N1

Com baixa procura, Blumenau avalia doar vacinas contra a gripe a outras cidades

Imunização pelo SUS exige agendamento

31/07/2020 - 04h28 - Atualizada em: 31/07/2020 - 05h43

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Cerca de 35 mil doses foram disponibilizadas gratuitamente à população no começo do mês
Cerca de 35 mil doses foram disponibilizadas gratuitamente à população no começo do mês
(Foto: )

As doses de vacina contra a gripe (H1N1) que foram liberadas a toda população de Blumenau podem ser doadas se a procura pela imunização continuar baixa. Conforme o prefeito Mário Hildebrandt, para que elas não percam o prazo de validade e tenham de ser jogadas fora, a alternativa será encaminhar a municípios menores.

— Quero incentivar você, que não tomou, a fazer a vacinação. Se não houver procura, vamos encaminhar a outras cidades que têm menos, inclusive está nas normas — explicou o chefe do Executivo blumenauense.

Restam ainda cerca de 10 mil doses. O agendamento foi permitido a todo público na primeira segunda-feira deste mês (6) e deve ser feito pela internet ou aplicativo. Antes, apenas as pessoas dos grupos prioritários estavam autorizadas a receber a imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como nem todas as metas foram alcançadas, sobraram 35 mil doses.

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

O município vacinou 91,3% dos públicos-alvos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), que era de 80.734 pessoas. O único grupo que se vacinou acima do esperado foi o de idosos, com 122% de imunização. 

A Campanha Nacional de Vacinação chegou a ser prorrogada e durou até o dia 30 de junho, mas ainda assim a adesão foi menor que o esperado.

Como agendar 

Quem tiver interesse em buscar a imunização deve fazer o agendamento pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site do sistema Pronto da prefeitura de Blumenau. Em caso de dúvidas, ligue para o Ambulatório Geral ou posto de saúde mais próximo.

> Contrato é cancelado e radares portáteis somem das ruas de Blumenau

Colunistas