A temporada 2024 da Liga de Basquete Feminino (LBF) será histórica. Programada para começar no dia 1º de março, a LBF terá o número recorde de times em quadra. Ao todo, 11 clubes vão disputar o título do principal torneio da modalidade no país.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Três novas equipes juntam-se aos oito times que estiveram em quadra na temporada passada. São elas: Corinthians-SP, Ponta Grossa-PR e São José dos Campos-SP. Atuais campeãs catarinenses, o time de Blumenau será o único representante do Estado na LBF. Neste ano, a equipe catarinense não contará mais com a qualidade técnica e a experiência da ala-armadora Mariana Camargo. Depois de atuar por 10 edições na LBF e presidir a Comissão de Atletas da LBF nos últimos cinco anos, Mariana encerrou a carreira como atleta e neste ano passará a atuar como colaboradora da liga. Ela vai auxiliar no desenvolvimento técnico e administrativo da entidade.

A da LBF em 2024 terá ainda a participação das equipes de Araraquara-SP, Campinas-SP, Catanduva-SP, Ituano-SP, Mesquita-RJ, Sampaio Corrêa-MA e Santo André-SP. A nova edição quebra o recorde das temporadas 2014/2015 e 2019, que tiveram 10 equipes na disputa, cada. Valter Ferreira, presidente da liga, celebra a marca:

– Será um ano histórico. Graças ao grande e árduo trabalho que realizamos nos últimos meses, em conjunto com estes 11 clubes, veremos uma LBF como nunca vimos antes.

Continua depois da publicidade

A competição

O formato de disputa será similar ao das últimas temporadas. Todos jogam entre si em turno e returno, totalizando 110 jogos na primeira fase. Os oito melhores colocados classificam-se aos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, e passando para até cinco jogos na série final.

A reunião para aprovação do regulamento oficial será no próximo dia 26. A tabela de jogos deverá ser publicada três dias depois, no dia 29. A abertura da temporada está marcada para o dia 1º de março, diferentemente dos últimos anos, quando ocorria no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Os clubes poderão inscrever e regularizar atletas até 17 de maio. A data limite para o jogo 5 da decisão será 31 de agosto.

A edição de 2024 será a 13ª da história da LBF, fundada em 2010. Em 2023, o Araraquara-SP conquistou o título inédito após derrotar o Sampaio Corrêa-MA em série de cinco jogos. Com quatro títulos, a extinta equipe de Americana-SP segue como a principal vencedora da liga.

Destaques do NSC Total