O número de contêineres movimentados em portos de Santa Catarina em 2024 cresceu 6,6%, em comparação com o mesmo período no ano anterior. Só em 2024, os portos movimentaram o equivalente a 2,56 milhões de contêineres de 20 pés (TEUs). As informações são da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), cerca de 48,1% da movimentação observada foram de embarques e 51,9% de produtos desembarcados.
Para o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, embora positivos, os números representam um aumento de demanda e uma necessidade crescente de investimentos urgentes de infraestrutura, para o acesso aos portos, e obras de adaptação dos terminais, para receber navios maiores.
“A BR-101, principal corredor logístico de acesso aos portos, está colapsada. As obras emergenciais previstas não serão suficientes para acomodar o potencial de crescimento na movimentação portuária e, o mais grave, não têm sequer previsão de iniciar. Isso evidencia a necessidade de, em paralelo a busca de solução para início das obras emergenciais, avançarmos para viabilizar uma alternativa à rodovia para o médio prazo”, informou o presidente da Federação.
Continua depois da publicidade
Aguiar relembra a importância que a logística portuária teve em 2024, em função de fatores internos e externos.
“As dificuldades no embarque, atrasos, multas e taxas portuárias abusivas demandaram muita resiliência dos industriais de Santa Catarina que atuam no comércio exterior”, informa.
Apesar disso, o presidente afirma que “tivemos soluções engenhosas para financiar investimentos necessários, como a parceria entre o Estado e o Porto de Itapoá para viabilizar obras no canal de acesso da Baía da Babitonga.”
Desenvolvimento dos portos
A movimentação de contêineres, de janeiro a dezembro de 2024, foi liderada pela Portonave com 1,208 milhão de TEUs. Este número representou uma queda de 4,7% em comparação com mesmo período de 2023. Segundo a Agência, o terminal portuário de Navegantes está em obras, com um dos berços de atracação fechados para movimentação.
Continua depois da publicidade
Para o presidente da Fiesc, a Portonave “demonstrou uma imensa capacidade de otimizar o único berço disponível e alcançou um nível de eficiência operacional e ganhos de produtividade equiparados aos dos melhores portos do mundo”.
Já no Porto de Itapoá, as cargas de contêineres movimentadas aumentaram em 12,6%, alcançando 1,2 milhão de contêineres em 2024. A Fase IV de expansão foi iniciada pelo terminal, com previsão de investimentos que somam R$ 500 milhões.
“Isso mostra que, a despeito dos desafios, o setor privado está disposto a investir na logística portuária catarinense”, disse o presidente da entidade.
O Porto de Imbituba apresentou um crescimento de 70,4%, com movimentação de quase 50 mil TEUs e terminou o ano com 4 rotas marítimas.
O Porto de Itajaí aparenta estar retomando as atividades: em 2024 a movimentação chegou a 37,67 mil contêineres, contra apenas 334 em 2023. Entretanto, o terminal ainda enfrenta reflexos da suspensão de atividades e mudanças na autoridade portuária.
Segundo informações da Fiesc, um documento solicitando informações sobre a dragagem de manutenção, solução para aprofundamento da bacia de evolução e a governança da nova autoridade portuária foi entregue ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no último dia 18.
Outras cargas
Ao todo, 63 milhões de toneladas foram movimentadas pelos portos de Santa Catarina, incluindo contêineres, carga geral e granel, número que indicou um crescimento de 1,95% entre 2023 e 2024.
Continua depois da publicidade
As cargas conteinerizadas de maior valor agregado corresponderam a 44,8% do total, um aumento de 5%. Já o granel sólido foi responsável por 30%, com diminuição de 1,3%.
As cargas a granel líquido e gasoso “caíram 11,5%, para 15,4% do total e as de carga geral cresceram 28,6%, com sua participação avançando para 9,8% do peso”, de acordo com dados divulgados pela Federação da Indústria.
No Porto de São Francisco do Sul, que opera carga geral e granel sólido, o volume cresceu 0,8% no período e alcançou 17 milhões de toneladas em 2024. O terminal da Transpetro, também em São Francisco do Sul, movimentou 9,6 milhões de toneladas no período, caindo 9,9% em 2024.
Leia mais
Porto de Imbituba movimenta 146 milhões de dólares e quebra recorde no mês de janeiro
Avanço dos portos em SC vai motivar estudo de viabilidade de nova rodovia

