Eleitores enfrentam fila para o cadastramento biométrico em Florianópolis, SC
Continua depois da publicidade
VÍDEO: DC responde as principais perguntas sobre o cadastramento biométrico
Confira como funciona o cadastramento e os documentos necessários
Confira os locais dos postos de atendimento para a biometria
Continua depois da publicidade
Diante da grande procura de última hora, nesta segunda e terça-feira serão distribuídas senhas nos postos de atendimento (a quantidade varia de acordo com a estrutura em cada município, mas em Florianópolis e Joinville serão cerca de 2 mil senhas nesta segunda, por exemplo). Mas o eleitor que pegar uma senha e não puder ficar esperando muito tempo e também aquele que não puder nem mesmo ir até o cartório nesta segunda ou terça-feira, terá uma última oportunidade: ele deve comparecer aos postos de 29 de março a 15 de abril, das 12h às 18h, para regularizar a situação e evitar as consequências do cancelamento do título. O atendimento não seguirá já a partir desta quarta porque entre 23 e 28 de março o TRE faz o fechamento e balanço dos dados.
O Tribunal explica que o título de eleitor entra numa listagem prévia a partir de quarta-feira, mas o cancelamento efetivamente demora até 15 dias para ocorrer, e portanto é possível reverter o processo nesse período. Assim, quem normalizar o cadastro entre 29 de março e 15 de abril evitará a perda definitiva do título para as eleições de 2016 e as consequências legais. Nestas datas, os postos de atendimento voltam a funcionar das 12h às 18h, e não mais das 9h às 18h como ocorre nesta segunda e terça-feira.
A decisão do TRE-SC não é necessariamente a mesma de outros locais. Por isso, quem é eleitor de outro Estado e mora em SC deve se informar e ficar atento para saber se, na cidade em que vota, a biometria é obrigatória e a partir daí conferir os prazos do cadastramento nestes municípios. Vale lembrar que as pessoas que votam em uma cidade onde há biometria obrigatória precisam fazer o cadastramento nestes municípios, obedecendo os prazos de lá. A outra opção é transferir o título para SC dentro do prazo nacional, que termina em 4 de maio.
Continua depois da publicidade
Eleitores enfrentam filas nos últimos dias de cadastramento biométrico
Cadastramento Biométrico: Como é feito?
Visando priorizar o cadastramento obrigatório, até terça-feira não serão feitos alistamentos para pessoas que ainda não possuem título e transferências de eleitores dos municípios que não estejam passando por revisão do eleitorado. O atendimento volta à normalidade no dia 29 de março e vai até 4 de maio para estes casos, prazo do fechamento do cadastro eleitoral nacional.
Cadastramento Biométrico: O que acontece para o eleitor que não fizer a biometria?
Para dar oportunidade para os eleitores que deixaram para fazer seu cadastro na última hora, a Justiça Eleitoral catarinense fez plantões nas cidades em que a biometria está acontecendo de forma obrigatória, no último fim de semana. No total, em ambos os dias, 10.717 eleitores foram biometrizados em Florianópolis, Blumenau, Palhoça, Joinville e São José.
Cadastramento Biométrico: Qual a documentação necessária?
Cadastramento Biométrico: Dos 16 aos 17 anos, é necessário o cadastramento?
Em números gerais, Palhoça é a cidade que cadastrou a maior parte do seu eleitorado até agora, contando atualmente com 87% dos eleitores biometrizados. São José tem 85,5% dos eleitores cadastrados, seguido por Blumenau, que totalizou 84,6%. Até o momento, Joinville realizou a biometria de 83,1% dos eleitores e Florianópolis, de 81,4%.
Continua depois da publicidade
Cadastramento Biométrico: Meu título de eleitor está em outra cidade. O que devo fazer?