Em Balneário Camboriú, a Secretaria de Saúde ampliou a quantidade de profissionais atendendo no setor de psicologia devido a alta demanda de pacientes buscando por atendimento. A partir desse mês, 18 novos profissionais passam a integrar o quadro de colaboradores, visando diminuir a fila de espera na cidade.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações da Saúde, aproximadamente 766 pacientes adultos aguardam por atendimento no Ambulatório Psicossocial, além de mais 123 idosos que também estão na fila. Já para o atendimento de crianças e adolescentes, são contabilizados 490 pacientes com menos de 18 anos aguardando por consultas. Desse total, não estão incluídos pacientes já diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Novos psicólogos já estão atendendo
Os novos profissionais passam a atender em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) II e Álcool e Drogas (AD), no Ambulatório Psicossocial, Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) e Ponto de Atenção Infantil (PAI). Com o reforço, a cidade conta atualmente com 43 profissionais da área atuando simultaneamente.
Segundo a diretora do Departamento de Saúde Mental, Monalisa Lunardelli, cada UBS terá um psicólogo pronto a atender a comunidade.
— Em cada Unidade Básica de Saúde nós colocamos um psicólogo para atender a demanda espontânea. O paciente, sendo atendido por qualquer membro da equipe da UBS e identificado que precisa de um atendimento de saúde mental, é passado para o psicólogo da unidade. Esse psicólogo absorve essa demanda e, se for um caso leve ou moderado, vai fazer os atendimentos na própria unidade básica. Mas se o caso for grave, ele vai encaminhar o paciente para o CAPS, PAI ou NAI, para o serviço especializado — explica.
Continua depois da publicidade
Já no Ambulatório Psicossocial, área com maior demanda no município, passou a contar com mais dois psicólogos na equipe, com o objetivo de alcançar a diminuição dos encaminhamentos e fila de espera. Segundo dados da prefeitura, a cidade fornece mais de 2,3 mil consultas mensalmente, entre psicologia e psiquiatria.
