As medidas de distanciamento social para controlar a contaminação da Covid-19 provocaram a necessidade de estabelecimentos se adequarem às decisões das autoridades, o que vem gerando preocupações para os empresários. Mesmo com a retomada das atividades acontecendo de forma gradual em Santa Catarina, empreendedores estão vivenciando importantes desafios para superar essa crise.

Continua depois da publicidade

Porém, quem busca inovar e automatizar processos encontra oportunidades para driblar essas adversidades. Foi o que apontou a pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) entre os dias 30 de abril e 5 de maio, em meio à pandemia: entre os empresários que apostaram na transformação digital, houve acréscimo de até 40% na receita, ainda que diante das medidas de quarentena.

A internet proporciona saídas para manter o negócio ativo e, com tecnologias acessíveis para empresas de todos os portes, a automação de processos impacta diretamente da redução de gastos.

Automação de processos para economia de recursos

A operação automatizada de diversas funções administrativas da empresa pode significar até mesmo redução de perdas de receita. A gestão de cobranças, por exemplo, é uma das funções que podem ser feitas com ajuda da tecnologia, diminuindo os custos com mão de obra e garantindo a eficiência, com geração de dados para prever o fluxo de caixa.

Durante a pandemia, o aumento da inadimplência vem sendo registrado pelos empresários, que constatam cada vez mais a necessidade de uma gestão de alta performance nesse setor da empresa.

Continua depois da publicidade

— Percebemos, inclusive, que uma das razões da inadimplência é o esquecimento por parte dos consumidores, que deixam os boletos arquivados e perdem a data de vencimento. Porém, demandar uma pessoa exclusivamente para fazer as cobranças é um custo que pode sair ainda mais caro. A automatização facilita em muito e é capaz de reduzir em 28% a inadimplência — explica Piero Contezini, CEO do Asaas.

O Asaas, uma conta digital para empreendedores, tem entre as funções um robô de cobranças e um serviço de mensageria que ajuda a lembrar os clientes das datas de pagamento e evitar atrasos. O sistema pode ser programado conforme a demanda do cliente sem interferir no bom relacionamento com o consumidor. Além disso, uma nova funcionalidade permite a negativação de devedores no Serasa, reduzindo gastos com protestos.

Saiba mais acompanhando o canal Tecnologias para o empreendedor.