A Netflix confirmou que utilizou inteligência artificial generativa na produção da minissérie Brasil 70: A Saga do Tri, lançada em maio deste ano. A informação foi divulgada pela empresa na quinta-feira (16), em sua carta trimestral aos acionistas, na qual também revelou que cerca de 300 títulos do catálogo já recorreram à tecnologia em alguma etapa da produção.

Continua depois da publicidade

Segundo a plataforma, a IA foi empregada principalmente na pós-produção para criar cenas de alta complexidade, reduzindo custos e acelerando o processo de finalização das obras.

“Estamos utilizando cada vez mais essas ferramentas para entregar resultados de maior qualidade, mais rapidamente e a um custo menor do que os métodos tradicionais”, afirmou a Netflix no documento.

Continua depois da publicidade

Além de Brasil 70, a empresa citou as produções O Peso da Glória, da Índia, e a série documental O Experimento Americano como exemplos do uso da tecnologia. De acordo com a companhia, a inteligência artificial ajudou na criação de multidões, batalhas históricas e cenários complexos.

A Netflix também informou que o uso da IA se expandiu para diferentes fases da produção audiovisual. “Ao longo de todo o ciclo de produção, desde a concepção e a pré-visualização até a pós-produção e a entrega, a utilização da IA generativa pelos nossos parceiros criativos está a aumentar rapidamente”, destacou a empresa.

Continua depois da publicidade

Compare o elenco de Brasil 70 – A Saga do Tri com os jogadores do Tricampeonato da Seleção Brasileira

IA também está na busca e na publicidade

O investimento da plataforma em inteligência artificial não se limita à criação de conteúdo. A Netflix afirmou que utiliza grandes modelos de linguagem (LLMs) para aperfeiçoar a recomendação de filmes e séries, compreender melhor os hábitos dos assinantes e desenvolver novas ferramentas de busca por voz e linguagem natural.

A empresa também revelou que ampliou o uso da IA no segmento de publicidade, automatizando etapas como planejamento, criação de campanhas, otimização e geração de relatórios para anunciantes.

Continua depois da publicidade

Produzida pela O2 Filmes, Brasil 70: A Saga do Tri é estrelada por Rodrigo Santoro, Bruno Mazzeo e Lucas Agrícola e retrata os bastidores da conquista do tricampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, disputada no México.

*Sob supervisão de Vitória Loch