Um dos momentos mais esperados do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é o momento da restituição. Ou seja, o momento em que a Receita Federal devolve parte do dinheiro que o contribuinte pagou ao fisco no ano anterior.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

De forma geral, isso acontece pelo fato de parte dos tributos já terem sido pagos ao longo do ano-calendário que aquela declaração representa. Continue a leitura para saber como consultar a restituição do IRPF no site oficial da Receita Federal.

Como acessar a restituição do IRPF?

  • 1º Passo: Vá ao Site Meu Imposto de Renda no Gov.Br, em seguida acesse a opção consultar minha restituição;
  • 2º passo: Ao clicar nesse link, irá abrir uma nova página. Clique em iniciar;
  • 3º Passo: Assim que clicar, abrirá em uma nova aba a página de consulta. Coloque o CPF, a data de nascimento, o ano que quer consultar em “exercício” e marque a opção “Sou um humano”;
  • 4º Passo: Por fim, clique em consultar e pronto, todas as informações sobre a restituição do IRPF vão aparecer.

Como acontecem os pagamentos?

Geralmente, os pagamentos da restituição do IRPF acontecem diretamente na conta bancária que o contribuinte informa ao fazer a declaração. Recentemente, também se tornou possível informar uma chave Pix para receber a transferência. Contudo, se nenhum dado bancário for informado, o valor fica a disposição por até 1 ano no Banco do Brasil.

Continua depois da publicidade

Se esse for o caso, o contribuinte pode resgatar o valor reagendando o créditos dos valores através do Portal BB ou da Central de Atendimento do banco pelos seguintes telefones: 4004-0001 (Capitais); 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

Leia também

Confira a tabela do IRPF 2024

IRPF 2024: As datas para entrega da declaração

Destaques do NSC Total