A cachaça é uma bebida genuínamente brasileira e um dos grandes símbolos quando se fala no nosso país. De modo que, o dia 13 de setembro é o dia da Cachaça. Apesar de ser muito conhecida e apreciada por muita gente, ainda há muitas dúvidas quanto ao processo de produção padrão. Seja em fabricações artesanais ou mais industriais.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Como é o processo de produção da cachaça?

Continua depois da publicidade

Colheita da cana-de-açúcar 

Primeiramente, é preciso colher a cana, que é a matéria prima da cachaça. Em geral, isso é feito cuidadosamente para não rachar os gomos, podendo ser feito tanto manualmente quanto ccom máquinas. Quanto mais nova a cana, melhor fica a bebida.

Moagem 

Em seguida, a cana deve passar pela moagem, pelo menos dois dias depois da colheita. Nela, o caldo é retirado e o bagaço é separado da planta.

Destilação 

A destilação acontece quando o caldo é passado por uma peneira, decantando e filtrando a bebida. Assim, qualquer resíduo que tenha ficado da colheita é extraído, deixando apenas a garapa pura. 

Continua depois da publicidade

Fermentação

Posteriormente, se inicia o processo onde se adiciona o teor alcóolico à bebida. Em primeiro lugar, o caldo é colocado em tanques chamados de domas. Depois, produtos que resultam em leveduras são adicionados, como fubá e farinha de arroz. Com isso, as leveduras transformam o açúcar da cana em álcool.

Em suma, a fermentação dura de 16 a 24 horas, e depois disso é despejado no alambique. A alta temperatura evapora o álcool, que é resfriado e volta para a bebida em sua forma líquida. 

Envelhecimento 

Depois do processo de fermentação, a bebida já alcoolizada vai para os barris de envelhecimento.  A recomendação é a de que fique no mínimo 6 meses, em barris de inox, madeira ou até vidro.

Continua depois da publicidade

Engarrafamento 

Por fim, a cachaça é diluída com água e engarrafada. Isso só pode ser feito depois do fim do envelhecimento. 

De onde vem o nome cachaça?

De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), o nome é um lusitanismo da palavra em espanhol cachaza, que significava um processamento da cana. Volta e meia aparece uma lenda que diz que o nome aguardente, sinônimo de cachaça, vem da bebida alcóolica pingar nas feridas de pessoas escravizadas no Brasil Colônia e arder, porém, isso é mentira.

Segundo a revista Veja, a palavra aguardiente é usada em espanhol para denominar bebidas alcoólicas desde o Século XV. Ao mesmo tempo que o sinônimo pinga vem dos anos 1800, nada a ver com escravidão também.

Continua depois da publicidade

O nome da pessoa que produz cachaça?

Na linguagem popular, a palavra “Cachaceiro” acabou ganhando um viés negativo. Isto pois remete a uma pessoa que bebe muito. Por isso, outros termos para o produtor de cachaça passaram a ser comumente utilizados, como cachacista por exemplo. Contudo, o nome correto para o produtor de cachaã é cachaceiro, de fato.

Leia também

Infográfico da produção da cachaça

Saiba como funciona a produção do vinho

Casu Marzu: Recheado de larvas, como é produzido o queijo mais perigoso do mundo

Destaques do NSC Total