O Retiro dos Artistas virou uma espécie de lugar que todo brasileiro conhece de nome pelo menos. O lar de idoso famosos é sempre citado em programas de televisão ou por famosos que fazem doações para a instituição, ou até mesmo por novos moradores que se mudam para o Retiro.

Continua depois da publicidade

Fundado em 1918, para apoiar os artistas que ficavam em situação vulnerável ao envelhecerem, o Retiro dos Artistas fica em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O terreno foi doado pelo empresário tcheco Frederico Figner.

Como é o Retiro dos Artistas por dentro

O espaço tem 15 mil metros quadrados de extensão. Atualmente, o Retiro dos Artistas tem 43 moradores e uma estrutura que conta com 50 pequenas casas, refeitório, teatro, biblioteca, piscina, salão de beleza, capela e centro de fisioterapia.

Os moradores recebem assistência médica e psicológica, plano de saúde, alimentação, atividades culturais, terapias e oficinas. Lá, a arte continua viva em aulas de teatro, sessões de cinema, yoga, dança e exposições.

Continua depois da publicidade

Ao longo das décadas, foram cerca de 6 mil pessoas atendidas pela instituição. Personalidades queridas do público, como Íris Bruzzi, Rui Resende e Marcos Oliveira, o eterno Beiçola de “A Grande Família”, por exemplo, moram lá. 

Nomes como Cláudio Corrêa e Castro e Paulo César Pereio já moraram no Retiro dos Artistas. A instituição é uma ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idosos) e vive de doações e trabalho voluntário. O presidente atual do Retiro é o ator Stephan Nercessian.

Como é a mansão do cantor Belo, o Misael de Três Graças