A segunda superlua de 2025 ficará visível a partir desta quarta-feira (5) em Santa Catarina e em todo o Brasil. O fenômeno ocorre quando a lua cheia está a menos de 360 mil quilômetros da terra, parecendo maior e mais brilhante do que o normal. Considerada a mais brilhante do ano, o fenômeno permanecerá visível por três dias consecutivos.

Continua depois da publicidade

Daniel Ruschel Dutra, professor do departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica que a “superlua” ocorre quando há uma coincidência de datas, quando a lua cheia coincide com o ponto da órbita em que a lua está mais próxima da Terra.

O fenômeno poderá ser observado a olho nu em todo o Brasil, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis. Ele poderá ser observado sem a necessidade de telescópios ou equipamentos especiais. Segundo o professor, entretanto, observadores casuais não devem notar grandes diferenças de outras luas cheias.

Veja as fotos da lua em Florianópolis

Qual melhor horário para observar a superlua?

A melhor hora para apreciar a superlua será logo após o pôr do sol, por volta das 18h40min em Santa Catarina. O horário de cada local varia conforme a região e o fuso.

Continua depois da publicidade

Para aproveitar o momento, basta procurar um local com boa visibilidade do horizonte e torcer por um céu limpo. Nessa condição, será possível observar a lua a olho nu, mais próxima, brilhante e detalhada.