Situada em Imbituba, no Litoral Sul catarinense, a Praia do Rosa, que atualmente é uma das mais procuradas no estado, já foi um local pacato e praticamente inabitado. Considerada uma das praias mais belas do planeta, ela reúne trilhas, lagoas, paisagens naturais e um mar propício para surfistas. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O local é cercado por morros, lagoas e mata nativa, ficando distante da área central da cidade. O fato de ser uma praia isolada, com apenas 2 quilômetros de extensão e pouco mais de 5 mil habitantes, é um chamariz para visitantes de todo o país. Ao longo do verão a população aumenta para mais de 15 mil pessoas diariamente. Aproximadamente 1,8 milhões de visitantes passaram pelo lugar neste verão. 

Diferente da maioria dos balneários de Santa Catarina, a Praia do Rosa é de difícil acesso. Para quem vai à beira-mar, a alternativa mais comum é ir por meio de trilhas. Isso faz com que o lugar mantenha a preservação natural, tornando-se inclusive, integrante do Clube das Mais Lindas Baías do Mundo, realizado por franceses. A lista reuniu representantes de 30 países

Entre os principais pontos de visitação, estão a Piscina Natural, trilhas da Praia Vermelha e do Caminho do Rei, Lagoa do Meio, Lagoa de Ibiraquera, o mirante e o centrinho do Rosa. Dividida em lado Sul e lado Norte, a praia é procurada também por praticantes de surf e kitesurf. A cidade de Imbituba ainda faz parte da rota da baleia-franca no Estado.

Continua depois da publicidade

História do Rosa em fotos

O nome Praia do Rosa teve origem nos anos de 1960, com o pescador Dorvino Manoel da Rosa. Conhecido por ser hospitaleiro com viajantes e surfistas, ele era proprietário de terras que davam acesso à beira-mar, e geralmente recebia os visitantes em sua casa na década de 70. 

Antes do nome atual, o local era conhecido como Praia do Porto Novo, e ainda não possuía luz elétrica, água encanada e era habitada por alguns agricultores. No entanto, com a popularidade de Dorvino Manoel, aos poucos as pessoas passaram a chamar de “Praia do Rosa”. 

Veja fotos do século passado

Veja também fotos antigas de Imbituba

Continua depois da publicidade

Leia também

Como uma praia isolada em SC virou a queridinha do Brasil

Rosa Sul e Norte: a diferença entre o lado tranquilo e o agitado da praia queridinha de SC