Quem costuma passar o verão em Florianópolis já sabe: dependendo das condições meteorológicas, o dia na praia pode ser atrapalhado pelo vento. Alguns lugares podem ser mais ou menos afetados, dependendo da direção do vento no dia.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De modo geral, para fugir da ventania, o ideal é evitar praias que estão “de frente” para o vento. No Sul da Ilha, por exemplo, o Campeche não é indicado em dias de vento Sul. Algumas praias no Leste, como a Mole e a Joaquina, também são “viradas” para o Sul.
— Em geral, os “embates” que o vento encontra antes de entrar na praia, como morros e construções, evitam a ventania na praia. Quando o vento entra direto, vindo do mar, ele não encontra nenhuma resistência — explica o sargento do Corpo de Bombeiros (CBMSC) Ernani Achiles, um dos coordenadores do curso de guarda-vidas civis militares em Florianópolis.
Ilha do Campeche, o “Caribe catarinense”, começa a exigir ingresso para entrada a partir de sábado
Continua depois da publicidade
Antes de sair, vale consultar um aplicativo para verificar a direção do vento e abrir o mapa da cidade. Se o vento estiver no sentido Sul, por exemplo, significa que ele sopra do Sul para o Norte. Portanto, o ideal é escolher uma praia localizada no Norte da Ilha, onde estará “protegida” do vento pela própria geografia da Ilha.
Outra opção é escolher praias mais recuadas, localizadas em enseadas e com a costa em forma de ferradura. No Sul da Ilha, a dica é ir para o Matadeiro, que, por causa do costão, é protegida desse tipo de vento, assim como a Barra da Lagoa, no Leste, que pela posição geográfica não é afetada pelo famoso vento Sul.
Em Florianópolis, o vento Norte predomina em 10 dos 12 meses do ano. Já o vento Sul ocorre com mais frequência em abril e maio. Em novembro e fevereiro, o vento predomina em direção Sudeste, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da UFSC.
Dias de vento Norte
Nos dias de vento Norte, a dica é curtir as praias do Sul, como Ribeirão da Ilha e Pântano do Sul. Na parte mais à Noroeste da Ilha, as praias de Santo Antônio de Lisboa e Cacupé também ficam protegidas do vento. Galheta, Mole e Joaquina, no Leste da Ilha, são outras opções para quem quer fugir do vento Norte.
Continua depois da publicidade
Dias de vento Sul
Já nos dias de vento Sul, evite praias como o Campeche, a Mole e a Joaquina. O ideal é ir para as praias do Norte, como Ingleses, Canasvieiras e Jurerê. No Sul da Ilha, vale ir no Matadeiro. No Leste, a Barra da Lagoa também não é afetada pelo vento Sul.
Veja fotos das principais praias de Florianópolis
Leia também
“Poderia virar um frango assado”: fuga de galinha gera comoção e operação de resgate em SC
SC vê número de turistas estrangeiros crescer mais de 70% em 2024