Em 2002, a seleção brasileira de futebol fez um feito histórico. Conquistou o Pentacampeonato na Copa do Mundo da Coréia do Sul e Japão, com o elenco que até hoje é relembrado como uma das melhores formações do futebol mundial. Além disso, a atuação do craque Ronaldo é destacada por analistas e especialistas como extraordinária na história das Copas. Por isso, relembre a seguir a formação do time completa e como estão os principais jogadores brasileiros, 22 anos depois da vitória.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

E como não lembrar do estilo duro e enérgico do técnico Luiz Felipe Scolari, o “Felipão”, não é mesmo? Inclusive, a performance da comissão técnica também foi um destaque na edição. E engana-se quem pensa que foi fácil. A Seleção Brasileira conquistou o título pela quinta vez, somente após confrontos duros, como o contra a grande rival Argentina.

Os “hermanos” foram o grande obstáculo das oitavas de final, em uma das partidas realizadas no território japonês. O Brasil venceu em um placar apertado, 2 a 1, e consagrando a campanha em busca do Penta com um dos duelos mais importantes do futebol.

Continua depois da publicidade

Como estão os principais jogadores da Seleção Brasileira Pentacampeã

O atacante Ronaldo, mais conhecido como Ronaldinho, foi um dos grandes nomes da Copa de 2002. Artilheiro da competição, com 8 gols, o jogador brasileiro escreveu o seu nome na história da competição.

Ronaldo sempre será lembrado também pelo famoso corte de cabelo, raspado e com uma espécie de franja. O que na época fez milhares de crianças e adolescentes aderirem ao estilo irreverente. Hoje, Ronaldo já não atua mais como jogador, porém é empresário do esporte e também investe no mercado da comunicação. Na Copa, Ronaldinho tinha 25 anos.

Continua depois da publicidade

Ronaldinho Gaúcho

Um dos maiores nomes do futebol mundial, Ronaldinho Gaúcho, fez uma campanha exemplar na Copa de 2002. Com 2 gols, destacou-se como uma das maiores presenças no ataque brasileiro durante a competição. Na época, com apenas 22 anos, Ronaldinho estava apenas começando a carreira no futebol internacional e ainda faria muito pela camisa canarinha.

Após encerrar a carreira no esporte, Ronaldinho passou por diversas áreas. E a sua versatilidade até gera piadas, já que ele já foi visto de desfiles de moda até reality shows internacionais.

Rivaldo

Quando o tema é o meio-campo da Copa de 2002, o nome é Rivaldo. O camisa 11 esteve presente na maioria das grandes jogadas e estratégias de ataque até a defesa do Brasil, além de marcar 3 gols. A parceria com Ronaldo, inclusive, é uma das memórias mais marcantes do elenco.

Continua depois da publicidade

Na época, Rivaldo tinha 30 anos, sendo um dos jogadores mais experientes da Seleção Brasileira em 2002. Atualmente, ainda é empresário do futebol e segue participando de eventos da área.

Cafu

Quem tem a imagem da vitória do Penta na memória, pode ter a cena de Cafu levantando a taça. Isso porque o lateral-direito foi um dos principais nomes do elenco. O camisa 2 teve uma importante atuação na defesa do time, mas também fez importantes contribuições no ataque.

Com 32 anos na época, foi o campitão do time na conquista da Copa. Atualmente, Cafu também é empresário como muitos jogadores e atua também como comentarista, apresentador e palestrante.

Continua depois da publicidade

Felipão

O papel de Luiz Felipe Scolari como técnico da Seleção em 2002 foi apontado como um dos melhores. As escolhas táticas e as escalações são pontos fortes de sua atuação durante os confrontes na edição. Polêmico, tinha uma postura bastante forte no campo, com bastante interferência nas orientações ao time. Até hoje, esse é o estilo de Felipão de atuar.

Na Copa de 2002, Felipão tinha 53 anos de idade. A carreira dele depois do Penta passou por diferentes times, mas o treinador segue atuando na área. Foi técnico da Seleção de Portugal e do Chelsea, antes de retornar a ser técnico da Seleção Brasileira de 2012 a 2014. Hoje é técnico do Atlético Mineiro.

Elenco da Seleção Brasileira na Copa de 2002

Além destes grandes craques em destaque, a Seleção Brasileira de Futebol teve outros nomes no elenco da campanha da Copa do Mundo de 2002. De reservas aos integrantes da comissão técnica, confira todos os nomes na lista a seguir:

Continua depois da publicidade

  • Goleiros: Marcos (Palmeiras), Dida (Corinthians) e Rogério Ceni (São Paulo)
  • Zagueiros: Edmílson (Lyon), Roque Júnior (Milan), Anderson Polga (Grêmio) e Lúcio (Bayer Leverkusen)
  • Laterais: Cafu (Roma), Beletti (São Paulo), Roberto Carlos (Real Madrid) e Júnior (Parma)
  • Volantes: Vampeta (Corinthians), Kléberson (Athletico), Gilberto Silva (Atlético-MG)
  • Meias: Rivaldo (Barcelona), Ricardinho (Corinthians), Juninho Paulista (Flamengo) e Kaká (São Paulo)
  • Atacantes: Ronaldo (Internazionale), Ronaldinho Gaúcho (PSG), Denílson (Betis), Luizão (Grêmio) e Edilson (Cruzeiro)
  • Técnico: Luiz Felipe Scolari (Felipão)

Leia também

Os 20 fatos icônicos do esporte que marcaram a história mundial

Entenda as regras da canoagem de velocidade e slalom nas Olimpíadas

Destaques do NSC Total