Ayrton Senna correu com grandes pilotos durante sua trajetória na Fórmula 1. Entre amigos e rivais, os adversários do piloto ajudaram a exaltar a qualidade do brasileiro. Senna competiu ao lado de nomes como Alain Prost, Nelson Piquet, Jean Alesi, Martin Brundle e Michael Schumacher.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Enquanto corria, Ayrton Senna teve grandes rivalidades. Os fãs de Fórmula 1 que viram o piloto correr, certamente apontariam Alain Prost como o seu maior rival. No entanto, o brasileiro teve que enfrentar outros grandes competidores.
Continua depois da publicidade
Veja como estão os pilotos que correram na mesma época de Senna
Alain Prost
A primeira corrida em que começou a rivalidade entre Ayrton Senna e o francês Alain Prost foi em 1984, no GP de Mônaco. Em 1988, agora com os dois correndo pela McLaren, Senna venceu Prost no GP do Japão e conquistou seu primeiro título. No ano seguinte, a vitória foi do francês. Os dois só foram fazer as pazes em 1993. Prost ficou amigo da família de Senna, e veio ao Brasil para o funeral do piloto.
De 1997 a 2001, Prost teve sua própria equipe, a Prost Grand Prix Racing Team. A equipe faliu no começo de 2002. Ele é entusiasta do ciclismo e segue envolvido com a Fórmula 1. Recentemente, ele reencontrou os antigos colegas de McLaren e pode dirigir o seu carro de 1984.
Gerhard Berger
O austríaco Gerhard Berger foi um dos melhores amigos de Ayrton Senna na Fórmula 1. Sua carreira no automobilismo acabou em 1997. Na sequência ele foi dirigente da BMW e acionista da Toro Rosso. Berger também teve passagem pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).
Continua depois da publicidade
Jean Alesi
Jean Alesi, da França, também foi um dos rivais de Ayrton Senna. Ele abandonou a Fórmula 1 em 2001, mas correu em outras categorias até 2012. O francês possui uma vinícola no sudoeste da França. Ele segue sendo figura presente em vários GPs, e acompanha a carreira do filho, Giuliano Alesi, que já participou da academia da Ferrari e agora está no Japão.
Martin Brundle
Brundle correu na Fórmula 1 mas nunca foi um piloto de sucesso. Sua rivalidade com Aryton Senna aconteceu na Fórmula 3 britânica, em 1983, quando disputaram ponto a ponto o campeonato. Atualmente ele é comentarista de TV, uma carreira que começou logo depois da sua aposentadoria na categoria.
Michael Schumacher
Schumacher dizia que queria ser igual a Aryton Senna. Em 1992, o alemão já começava a incomodar o brasileiro nas pistas. Eles chegaram a se estranhar e Senna deu uma declaração dizendo que Schumacher não era bem visto no meio da F1.
Michael Schumacher foi um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. Sete vezes campeão, em dezembro de 2013 ele sofreu um trágico acidente enquanto esquiava. De lá para cá, o estado de saúde do piloto segue sendo uma incógnita.
Continua depois da publicidade
Nelson Piquet
A história do Brasil na F1 foi dividida entre Nelson Piquet e Ayrton Senna. Os dois despertavam rivalidade das torcidas. Piquet e Senna foram tricampeões da Fórmula 1 e correram durante cinco temporadas juntos. Nelson Piquet encerrou sua carreira na F1 em 2001, virou empresário e chegou a montar uma equipe nas categorias de base.
Nigel Mansell
Nigel Mansell foi rival de Ayrton Senna na disputa do campeonato de 1991. No ano seguinte, Mansell conquistaria o título e depois foi campeão da Fórmula Indy em 1993. O britânico tentou retornar para a F1 no final de 1994, mas não obteve sucesso. Depois ainda competiu no campeonato britânico de turismo e jogou golfe. Mansell vive atualmente em Jersey, território britânico.
Leia também
ChatGPT coloca Ayrton Senna como melhor da Fórmula 1 e Galvão Bueno reage
Veja o que Ayrton Senna achava de Michael Schumacher
*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro